Leitura - 2min

A importância do exemplo para as crianças

Atitudes contam mais do que o discurso na educação infantil

Desde pequenos somos acostumados a seguir exemplos, imitando as atitudes dos pais, irmãos mais velhos e outros adultos com quem convivemos. E assim, vão sendo construídos os nossos hábitos e maneiras de agir. A criança aprende por meio da observação, por isso, é muito importante que o discurso de seus tutores esteja alinhado à ação. Essa conduta pode estar presente em pequenas ações do dia a dia, como lavar as mãos antes de comer se você também exige isso do seu filho, ou não usar o celular à mesa, se isso é cobrado dele.

Quando se trata da relação entre pais e filhos, como manter atitudes apropriadas no cotidiano? Para a psicóloga Iara Lais Raittz Baratieri, o discurso contraditório à ação pode gerar um equívoco no entendimento que influencia diretamente na educação e modo de pensar de uma criança que está em formação.

Reconhecer atitudes equivocadas

Porém, ela lembra que é fundamental ter mente que os erros fazem parte da vida, e quando falamos em educar os filhos, tão importante quando dar exemplos é reconhecer quando acontecem atitudes equivocadas. “É importante que os responsáveis possam identificar, se apropriar e reconhecer erros”, orienta. Assim, os filhos aprendem que os pais não são perfeitos. Por outro lado, a partir do momento em que identificam alguma questão que pode ser melhorada, os responsáveis tendem a tomar atitudes mais positivas.

“Se os pais admitem que erram, a criança também se permite errar. É sempre um desafio, porque os pais se cobram muito”, reconhece Iara, acrescentando que a dificuldade em frustrar a idealização dos filhos é sempre um desafio a ser encarado. “Quanto mais os pais estão preparados e conseguem lidar com as suas questões, mais fácil é estabelecer a relação com os filhos”, ressalta a psicóloga.

Importancia do exemplo

 

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Comportamento

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas