Infância

Férias é tempo de brincar

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Atividades feitas em casa com materiais simples podem divertir e estimular a imaginação das crianças

Férias é tempo de relaxar, brincar e deixar a imaginação fluir. Com mais tempo livre em casa e sem a rotina escolar, os pais podem propor diversas atividades que só demandam iniciativa e criatividade. Algumas brincadeiras feitas com materiais simples costumam agradar as crianças e garantem algum tempo de diversão. Além de entreter, o brincar possibilita à criança imaginar, criar, expressar, descobrir e fazer de conta, seja interagindo com o outro, com os objetos de sua cultura ou com elementos da natureza.

“O brincar contribui para que a criança expresse o que sente e pensa sobre o mundo de uma forma única, própria dela”, descreve Márcia Sayoko Nanaka, coordenadora pedagógica do Grupo Marista.  Márcia diz que o ato de brincar é saudável quando permite as interações com o outro, com brinquedos diversificados (estruturados e não estruturados), em espaços seguros que promovam experiências diversas.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, por isso o tempo livre é tão importante para as atividades acontecerem de forma espontânea. Ao brincar, a criança aprende sobre cooperação, comunicação e acerca da relação com os demais, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, assim como a sua autoimagem e autoestima.

Para a brincadeira acontecer, não são necessários brinquedos tradicionais. Na verdade, qualquer objeto pode entreter a partir da imaginação e do faz de conta. “Usar outros materiais diversos, como elementos da natureza (areia, pedrinhas, gravetos), oportuniza que a criança amplie suas experiências, construindo e reinventando outras formas de brincar”, afirma Márcia. 

brincadeiras que não plugam na tomada