Infância

A influência da música no desenvolvimento da criança

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já parou para pensar o quão importante é a influência da música no desenvolvimento da criança desde antes mesmo do seu nascimento? 

Não chega a ser uma novidade que, ainda durante a gravidez, a criança passa a reconhecer e se acostumar com sons que fazem parte da sua rotina, que na vida uterina, basicamente, são: os batimentos do coração e o som da voz da mãe. 

Após o nascimento e ainda na primeira infância, os estímulos sonoros fazem parte do dia a dia do bebê e, acrescentar músicas — seja na hora de dormir, banho ou mamar , é fundamental para aprimorar seu desenvolvimento cognitivo. 

Durante todo o processo de crescimento, descobertas e amadurecimento, o desenvolvimento auditivo segue sendo um dos principais pilares do desenvolvimento infantil. 

Por isso, incluir música tanto na rotina familiar como escolar é peça chave para lapidar suas capacidades socioemocionais, cognitivas, motoras e sociais. 

Vamos juntos entender como funciona na prática a influência da música no desenvolvimento da criança! 

Por que os estímulos são importantes para o desenvolvimento das crianças? 

Crianças são como pedras preciosas quando encontradas na natureza, possuem pureza, intensidade e brilho inconfundíveis. Porém, precisam ser delicadamente lapidadas para poderem mostrar o melhor de si como verdadeiras joias. 

Mas no lugar de um lapidário, os pequenos precisam de estímulos para explorar o mundo e, a cada dia, descobrir algo novo que os incentivem a desenvolver diversas partes do corpo e cérebro (mente). 

É por meio de estímulos que a criança se sente atraída a tocar em objetos com diferentes texturas, entendem as cores, seguram objetos, se esforçam para engatinhar, andar e, claro, são atraídas pelos sons. 

Uma voz ou uma música familiar desperta o sensorial e a memória afetiva da criança, capaz de proporcionar segurança, alegria e conforto.  

Os múltiplos estímulos são o combustível para o desenvolvimento motor e cognitivo na primeira infância e, a esses estímulos primários damos o nome de: brincadeiras. Brincar é coisa séria e é por meio do lúdico que pais e professores conseguem aplicar uma série de ensinamentos. 

Qual é o papel da música no desenvolvimento da criança? 

A música tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que através dela é possível trabalhar na alfabetização, melhora da fala, socialização e, também, em seu desenvolvimento psicomotor. 

Além disso, ela ajuda a trabalhar, ainda na infância, questões diversas que influenciam, inclusive, na vida adulta. 

Memória, inteligência emocional, empatia, resiliência, comunicação e uma séries de outros fatores intimamente ligados às habilidades socioemocionais que carregamos conosco ao longo da vida. 

Os benefícios da música no desenvolvimento infantil são muitos, por isso, a inclusão dessa disciplina no currículo escolar vem cada dia mais ganhando espaço dentro de instituições tradicionais. 

Benefícios da música para o desenvolvimento infantil 

Confira os principais benefícios que a música pode proporcionar na vida do seu filho. 

#1 Melhora da linguagem 

Crianças se comunicam de forma verbal e não verbal, quando ainda não conseguem pronunciar uma palavra corretamente ou elaborar frases complexas. 

A música é um excelente mecanismo para destravar a fala e ajudar nesse processo de enriquecimento verbal. 

#2 Desenvolvimento cognitivo 

As habilidades cognitivas são elementos que geram muitos estudos e análises quando o assunto é desenvolvimento infantil. 

Aqui a música ajuda a avaliar pontos como: 

  • Foco e concentração; 
  • Habilidades motoras; 
  • Capacidade de realizar múltiplas ações ao mesmo tempo; 
  • Memória, e 
  • Capacidade sensorial. 

#3 Desenvolvimento socioafetivo 

Quando falamos em desenvolvimento socioafetivo, estamos nos referindo em criar laços de afeto que possam servir como porto-seguro para a criança em um momento de estresse, de ansiedade, dor e medo. 

Cantar uma cantiga de ninar ou uma música que traga conforto, dá aos pequenos: segurança, bem-estar e a certeza de proteção familiar. 

#4 Consciência corporal 

Nem só com canto se faz música. É inevitável que ao ouvir o som de uma batida e os primeiro acordes de uma canção a criança instintivamente reaja com o corpo. 

As habilidades motoras (grossa e fina) também podem ser muito bem trabalhadas por meio da introdução da música em casa e dentro das escolas, da seguinte forma: 

  • Bater palmas; 
  • Mover os pés; 
  • Levantar os braços; 
  • Balançar a cabeça; 
  • Girar o corpo, e 
  • Manter o equilíbrio. 

#5 Criatividade 

Criança precisa exercer a criatividade. É através do lúdico, do faz de conta, das histórias e cantigas que elas aprendem, absorvem o novo e expandem suas mentes inquietas. 

A música é um excelente condutor criativo que força a criança a lembrar de uma letra, um ritmo, uma dança e, também, a faz criar suas próprias composições. 

Formas de inserir música no desenvolvimento da criança 

A música está presente na vida e no dia a dia de todos nós, logo, torna-se fácil e natural inserir a canções na rotina das crianças e, assim, usá-las para contribuir plenamente em seu desenvolvimento. 

Por exemplo: 

  • desde os primeiros dias de vida, cante músicas infantis e canções que tenham um apego afetivo para você; 
  • ao longo do crescimento mostre por meio de vídeos, clipes e programas músicas educativas e de fácil memorização; 
  • introduza músicas que tragam coreografias simples para estimular o desenvolvimento motor; 
  • permita que seu filho escolha as músicas que mais lhe agradam ouvir e cantar; 
  • estimule a criança a repetir e produzir sons usando as mãos e objetos diversos; 
  • incentive seu filho a compor pequenas canções. 

E, então, gostou de conhecer a influência da música no desenvolvimento da criança? Que tal conferir mais um artigo sobre o assunto? Leia “Confira 6 benefícios da música na aprendizagem infantil”.