Leitura - 1min

Atuar faz bem!

Atividades teatrais para crianças e jovens auxiliam na socialização, aumentam a confiança e a afetividade

Além de ser uma atividade lúdica que valoriza a criatividade e estimula a socialização, o fazer teatral propicia um melhor desenvolvimento na aprendizagem. Por meio da expressão das emoções, integra a parte indutiva e racional, levando também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca. A atividade traz benefícios para todas as faixas etárias, colaborando para desenvolver diferentes aspectos da personalidade que podem melhorar, e muito, as relações pessoais.

As atividades teatrais, quando bem direcionadas, podem propiciar um avanço na experiência de socialização e construção de identidade das crianças e jovens. “O teatro é uma arte de grupo e propicia o convívio criativo e sensível, tornando quem atua mais seguro, participativo, tolerante e afetivo”, afirma Fátima Ortiz, atriz, diretora e arte-educadora.

Não é só no aspecto das relações que se veem resultados positivos. O teatro exige uma disponibilidade psicofísica, uma vez que o corpo é o principal elemento de trabalho. “As experiências vividas no processo de preparação para o palco trazem desafios saudáveis e perceptíveis muito rapidamente na postura, fala, presença e encorajamento”, destaca Fátima. A diretora, que há mais de 20 anos atua com aulas de teatro, ressalta que esses aspectos se refletem na vida diária das pessoas.

Com o fazer teatral, as crianças e os jovens carregam para as suas vidas uma maior percepção do outro. “Ao teatro é inerente a emoção, a comunicação e a compreensão da alma humana, dos conflitos e alegrias. Também é uma arte que exige coragem, assim a necessidade de se expor diante das adversidades se torna mais leve”, destaca a diretora.

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas