Leitura - 1min

Contar histórias ajuda a aprender: conheça o storytelling

Técnicas de storytelling utilizadas em sala de aula aumentam o engajamento dos alunos

Desde os primórdios até os dias atuais, o ser humano sempre teve a necessidade de se comunicar e de se expressar por meio da fala. Ao longo do tempo, a forma de relatar fatos e acontecimentos evoluiu e ganhou contornos mais ricos que permitiram transmitir conhecimento de forma mais eficiente. Uma delas é a narrativa oral por meio da contação de histórias, ou storytelling.

Contar uma boa história, envolvendo e instigando os alunos são alguns dos benefícios gerados com o uso de storytelling na escola. A narrativa é uma prática educativa ancestral e altamente efetiva, que transmitiu conhecimentos e valores de gerações em gerações. Por meio dela, o conteúdo pode ser assimilado de uma forma mais dinâmica e empolgante.

Encantamento

“As técnicas de storytelling encantam o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes se envolvem desde a criação até a realização de atividades relacionadas ao conteúdo”, descreve a pedagoga Barbara Correa. Ela ressalta que, assim, os estudantes sentem-se protagonistas de suas “histórias de aprender”. “Não há transferência de conhecimento, mas co-criação no processo, além de envolvimento, tomada de decisão, descobertas e efetiva aprendizagem”, diz.

As narrativas adotadas para contar uma boa história podem ser construídas para conectar diferentes conhecimentos e apresentá-las de forma contextualizada e interessante. Esse pode ser o grande fio condutor para criar interesse nas crianças e fazê-las interpretar conhecimentos de uma forma lúdica.

Narrativa atraente

O que uma boa narrativa faz é exatamente conectar os pontos, costurar ideias, ações, temas e personagens de um jeito atraente, unindo, dessa forma, cérebro e coração, razão e emoção. “A histórias envolvem nossos pensamentos, emoções e imaginação ao mesmo tempo”, diz Barbara.  Como ouvintes, participamos da história e mergulhamos no enredo reagindo a ele.

Mais que tudo, contar histórias ensina sobre a experiência humana. Além disso, a familiaridade do padrão narrativo, por estar associado a experiências emocionais positivas ainda na tenra infância, ajuda na memorização e na compreensão dos fatos.

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas