Leitura - 1min

Entrei no Ensino Médio, e agora?

Como os pais podem ajudar nessa transição tão significativa para o adolescente

Uma das transições mais marcantes para o estudante ao longo da vida escolar certamente é a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Além do aumento das disciplinas e carga horária, há o desafio do vestibular e da escolha da futura profissão, uma demanda maior por responsabilidades que torna o momento mais complexo. Mas encarar o novo faz parte da vida e vivenciar esse processo com tranquilidade é possível, principalmente com o apoio dos pais.

“Apoiar, compreender, aceitar, estimular, ouvir, estar junto são verbos que todos os pais devem sempre saber conjugar”, lembra o psicólogo e professor da Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR), Naim Akel Filho.

Diante dos desafios naturais dessa fase, é compreensível que alguns fatores do cotidiano possam desencadear uma certa ansiedade entre os adolescentes. Nesse sentido, Akel ressalta a importância de a disponibilidade e a atenção dos pais representarem um processo permanente. “Dessa maneira é possível identificar tendências, inclinações, aptidões, potenciais e limitações que são a base do acerto nas escolhas do curso”, afirma. Os pais podem estimular os filhos a buscarem informações sobre cursos disponíveis e mercado de trabalho. Mas é bom ter em mente que o jovem pode ter receio para fazer escolhas definitivas e sem possíveis arrependimentos. “É importante lembrar aos filhos que escolhas podem sempre ser modificadas e novos caminhos trilhados”, pontua o psicólogo.

“Não existe pressão. Deixamos ele bem livre para decidir que curso quer fazer. O próprio contexto do vestibular já é bem intenso, então oferecemos para ele todo o apoio, contando com a parceria com a escola”, diz a fonoaudióloga Maria Beatriz Salamuni Gonzaga de Oliveira, mãe de Guilherme, de 15 anos, aluno do 1⁰ ano do Ensino Médio do Colégio Anjo da Guarda.

Maria Beatriz conta que o apoio da escola é fundamental para ajudar nesse momento de tantos desafios. Entre as atividades voltadas ao Ensino Médio estão dinâmicas envolvendo profissões, palestras em diversas áreas e o Problem Hub, uma atividade que promove experiências de aprendizagem voltadas às quatro Áreas do Conhecimento. “Ele ainda é novo para fazer escolhas tão importantes, por isso o apoio da escola é fundamental e está ajudando muito”, conta a mãe.

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas