Comportamento

Dia de Proteção às Florestas: veja cinco formas de ajudar a salvar as árvores

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Inclusive, o Curupira, personagem do folclore que protege a mata, é celebrado na mesma data

No folclore brasileiro existe uma lenda que conta sobre um duende que tem olhos e cabelos cor-de-fogo, mora na floresta e tem o hábito de pregar peças em quem entra na mata com a intenção de destruí-la. Esse personagem é chamado Curupira e seu dia é comemorado em 17 de julho

Neste mesmo dia, não por coincidência, também é celebrado o Dia de Proteção às Florestas. Esta é uma ótima oportunidade para se inspirar em Curupira e poder agir como ele na “vida real”. Mas afinal, como isso pode ser feito?

As florestas nos fornecem oxigênio e garantem que a temperatura da Terra seja habitável. Por isso, usar os recursos com sabedoria, evitando desperdiçar alimentos, papéis e ainda adotar atitudes como plantar árvores, podem contribuir – e muito – com a preservação das florestas.

Como ensinar as crianças a protegerem as florestas?

Proporcionar vivências lúdicas nesses ambientes para as crianças também são ótimas formas de as aproximar das florestas. “Desta forma, são estabelecidos valores que serão intrinsecamente repassados para todos que convivem com ela”, ressalta a assistente pedagógica do Marista Escola Social Curitiba, Rossana Silva Troiano.

A escola conta com um espaço de mata, onde são realizadas diversas atividades e vivências lúdicas com as crianças. Em uma das iniciativas, cada aluno e colaborador é nomeado como “guardião da mata”. Outras ações que acontecem no bosque ensinam as crianças a proteger árvores, cuidar de trilhas e preservar o espaço sempre limpo e cuidado. 

“A ideia aqui é formar crianças autônomas e conhecedoras de ações que sejam determinantes em guardar a nossa natureza”, conclui Rosana.

Aqui estão algumas maneiras simples pelas quais as crianças podem ajudar a salvar árvores:

1. Use o papel com sabedoria

Podemos evitar que árvores sejam cortadas usando menos papel. Como as crianças podem ajudar? Priorize o uso de papel reutilizável. Use papel de rascunho (de preferência também reciclado) para colorir e desenhar. Use os dois lados do papel .

2. Escolha uma lancheira sustentável

Use recipientes reutilizáveis, utensílios de metal, um guardanapo de pano e uma garrafa de água que não seja descartável.

3. Crie com o lixo

Crianças adoram brincar com caixas de papelão, rolo de papel higiênico e de papel toalha e até mesmo caixas de sapatos. Caixas podem se tornar cabaninhas e carros, rolos de papel higiênico se transformam em binóculos, e rolos de papel toalha se tornam lunetas e periscópios.

4. Peça emprestado, compartilhe e doe livros

Em vez de ficar com os livros quando seus filhos já cresceram, doe-os para uma livraria, biblioteca ou programa de leitura usado. Para evitar comprar mais livros, você pode fazer trocas de títulos entre os amigos, assim, todos saem ganhando.

5. Plante uma árvore

Primeiro, é preciso escolher a árvore certa para o espaço. Esta é uma ótima atividade para se fazer em família. Você pode aproveitar também para visitar bosques e praças perto de casa e observar as árvores que tem lá.

Os comentários estão desativados.