Comportamento

Estudantes contam histórias inspiradoras sobre professores

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira o que alunos e suas famílias compartilharam para celebrar o Dia do Professor 

As crianças carregam o que lhes é ensinado na infância pelo resto de suas vidas. Esse aprendizado é mérito dos educadores, capazes de deixar um legado que vai muito além do ambiente escolar. São eles os responsáveis por ajudar a construir as futuras gerações e, consequentemente, de projetar uma sociedade melhor. 

Para homenagear esses profissionais no Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, selecionamos algumas histórias inspiradoras contadas por alunos Maristas.

Confira esses relatos emocionantes!

Vannucy Luíza Garcia Hurtado e a filha, Maria Luíza Garcia Hurtado – Educação Infantil 4, Colégio Marista Santa Maria

“Maria Luíza (Malu) tem verdadeira paixão pela escola. Todos os dias pede pra colocarmos a máscara e passarmos muito álcool em gel “no coronavírus” para poder ir para a escola. Infelizmente não é tão simples assim. No início, mantê-la prestando atenção nas aulas sem que chorasse por conta da saudade era a tarefa mais difícil e doída. Expliquei a situação para a professora Lili (Liliane Bonaroski), que sempre a acolheu com muito carinho apesar da distância física. Lili está presente em nossa casa todos os dias virtualmente e consegue quase abraçar a Malu, que se sente à vontade e feliz só em vê-la. Desligar sem a profe Lili dar tchau pra ela? Jamais! É um escândalo daqueles. Lili é para nossa família a concretização de que é possível, mesmo de longe, estar perto. Dar carinho por meio das palavras, do olhar… Espero que tudo isso passe e que assim que for possível, levar a Malu pra dar aquele abraço na profe que ela tanto ama!”

Carlos Eduardo e sua mãe, Vanessa Andrade – 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Colégio Marista Criciúma

“As professoras que mais me marcaram foram a profe Aninha (Ana Angélica Pizzetti) e a profe Sil (Silvania Aguiar). A profe Aninha me deu aula no ano passado, sempre teve muito afeto comigo e gostou de muito de mim. Ano passado, a gente fez uma homenagem aos direitos humanos no nosso PIS de terceiro ano, fizemos um monumento lá na pracinha em frente ao Marista. A Aninha mora no meu coração até hoje. A profe Sil me marcou desde o começo do ano, ela é um pouco engraçada e sempre foi legal. Ganhamos até a Olichamp (Olimpíadas Champagnat) junto com ela, faz 3 anos que estou no Marista e foi a primeira Olichamp que eu venci, fiquei muito feliz, quase estourei os tímpanos de tanto gritar de alegria e ela também ficou muito feliz. Era o primeiro ano dela no Marista, todo mundo ficava falando que ela nunca iria esquecer essa primeira turma”. 

Mariana Macedo – 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, Colégio Marista Goiânia

“Eu gostaria de começar falando que os professores são muito importantes para cada um de nós, temos muito orgulho e carinho por cada um de vocês, que transformam vidas a cada dia. Eu, por experiencia própria de quase 10 anos como aluna Marista, sei que a relação que temos com os educadores é muito mais do que aluno e professor, vocês são como nossos pais, pessoas que dão exemplo e ajudam a nos tornar melhores a cada dia. O ano de 2020 não tem sido fácil, mas independente de tudo, vocês nunca deixaram de nos trazer alegria, nos deram força e apoio e se preocuparam com o nosso ensino e educação. Vocês nos marcam de maneiras diferentes e muito especiais. Eu ficaria horas falando sobre como os meus professores são incríveis, eu não seria a pessoa que eu sou hoje sem eles. Aproveitando a oportunidade, eu gostaria de desejar um feliz Dia dos Professores para cada um, saibam que assim como nós sabemos que podemos contar com vocês, sempre podem contar conosco também, afinal, como diz Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”. 

Catarina Franco Seco – 2ª Série do Ensino Médio, Colégio Marista Londrina

“Ano passado teve uma competição de escrita na minha cidade, o o Concurso do Novos Cronistas Londrix, e o professor de Gramática, Fernando Lisbôa de Oliveira, descobriu essa competição e levou a proposta para o colégio. Então, junto com a professora de Redação, Laís Marina Souza, e o coordenador Nilson Douglas Castilho, pensaram no que fazer pra ajudar os alunos a participarem. Eles deram uma aula sobre o tema, que era crônica, tentando incentivar a gente, mesmo que não fosse pra ganhar. Teve vários alunos que participaram enviando o texto, inclusive eu, e eles deram todo o apoio. Eu gosto muito de escrever, mas também sou muito insegura, então eles ajudaram muito. Três alunos foram premiados, eu fui uma delas, e conseguimos que o nosso texto fosse publicado no livro, mas o crédito é completamente dos professores. Se eu não tivesse tido o apoio deles, não teria nem participado. No final, a parte mais gostosa não foi nem a conquista, mas sentir que os professores estavam do nosso lado, estavam orgulhosos do que a gente estava conseguindo, nos encorajaram a acreditar em nossos projetos e a não desistir. Foi uma experiência muito importante pra mim”. 

A todos nossos professores nesse dia tão especial, nosso muito obrigado!