Comportamento

Guia dos pais para podcasts: ideias para crianças e adolescentes

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

E se algo fizesse seu filho pedir para você desligar a TV ou o tablet, guardar o videogame e ouvir uma história? Parece praticamente impossível no ambiente digital de hoje. Mas com os podcasts isso é uma realidade.

Por serem semelhantes a programas de rádio, mas que podem ser ouvidos a qualquer momento, são rápidos e fáceis de acessar. Além disso, também são uma boa opção para passar o tempo em uma viagem longa ou sala de espera. 

Atualmente, existem podcasts para todos os gostos e idades. Muitos são feitos para crianças e adolescentes e oferecem uma experiência divertida para ouvir em família. 

Acima de tudo, os podcasts ainda podem ajudar na rotina familiar. “Assim como programas de TV, são mídias que podem entreter e trazer aprendizados para as crianças”, ressalta a diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Andreia Aparecida Castro.

Podcasts são bons para crianças e adolescentes?

Ouvir podcasts criados para essa faixa etária é uma ótima maneira de:

  • Impulsionar o aprendizado. Com histórias interessantes, os podcasts podem ser ferramentas para ensinar sobre ciência, história, aprendizado social e emocional e muito mais. Assim como pode ajudar as crianças a construir vocabulário e habilidades de aprendizagem.

  • Desencadear conversas. Além disso, as famílias podem usar podcasts para se relacionar sem telas ou dispositivos. Ao mesmo tempo, as histórias podem desencadear conversas sobre tópicos importantes como saúde, adolescência e bullying.

  • Reduzir o tempo de tela. Com os podcasts, é possível desfrutar de atividades divertidas e educativas sem utilizar a tela . Issso porque muitos programas favorecem a imaginação e as habilidades de pensamento crítico.

  • Explorar interesses. Crianças e famílias podem se relacionar e aprender sobre diferentes experiências. Em suma, os podcasts trazem muitos aprendizados.

Algumas sugestões de podcasts para escutar com as crianças:

1.Conta pra mim?

Este programa foi criado por Thiago Queiroz, do site Paizinho Vírgula, e pela contadora de histórias Fafá Conta. O storytelling é o foco dos episódios curtos com narrativas de temas diversos, recheados de efeitos sonoros e músicas.

2. Scikids

Este é para os que gostam de fazer perguntas e saber mais sobre o mundo que os cerca. Crianças de diferentes faixas etárias fazem perguntas que são respondidas por cientistas de forma simples e divertida.

3. Histórias de ninar para garotas rebeldes

Inspirado na obra homônima das escritoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo. O podcast, criado por Ju Wallauer, traz histórias de mulheres do passado e do presente. Um podcast para a família ouvir junto e valorizar mulheres que fazem parte da nossa história.

4. Manual para crianças sapecas

Criado pelo Spotify Studios, este podcast ajuda as crianças a aplicarem técnicas de mindfulness no dia a dia. Para isso, usa histórias envolvendo os personagens André e sua babá, Mariana, que usam exercícios de respiração.

5. Historinhas para dormir bem

Do mesmo modo, temas como amor, amizade e empatia norteiam as “Historinhas para dormir bem”. Renzo Querzoli, um vovô ex-publicitário de 68 anos, conta histórias do universo lúdico da “Casa dos vovôs”. Diversos bichos são transformados em protagonistas de aventuras.

6. Nerdcast

O podcast é da turma do Jovem Nerd, e tem mais de 600 episódios disponíveis. Por exemplo, traz assuntos como cinema, literatura, cultura e história. Uma boa dica é selecionar com base nos temas de maior interesse.

7. A incrível nave sonora

Neste programa, lançado pela Deezer, o principal objetivo é estimular a criatividade dos pequenos. Os episódios são interativos e pedem que as crianças imaginem, desenhem e “viajem” enquanto escutam as aventuras de uma nave.

8. Sociologia para crianças

A socióloga Tatiana Amendola e sua filha, Alice, conversam sobre os mais variados temas e conceitos de forma didática e descontraída. Atualmente, são 28 episódios curtinhos, cada um explicando sobre um tema.