Comportamento

Como manter a saúde das crianças em dia

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma das preocupações de todas as mães e pais é que os filhos cresçam e se desenvolvam da melhor maneira possível. Isso inclui uma boa saúde. Portanto, é essencial que as crianças aprendam hábitos saudáveis ​​– como lavar as mãos, dormir o suficiente e comer refeições nutritivas – desde cedo. 

Ao ajudar os filhos a estabelecer hábitos importantes, é possível garantir que cresçam saudáveis. Afinal, a saúde da criança é a principal preocupação da família, lembra a enfermeira do Colégio Marista Santa Maria, Meira Marques.

“Para manter a saúde dos pequenos em dia, alguns cuidados são essenciais”.

Confira cinco cuidados para manter a saúde das crianças em dia:

  1. Certifique que a carteira  de vacinação da criança está atualizada

As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias causadoras de doenças graves. Desta maneira, ao tomar uma vacina, se induz uma proteção antes de ter contato com qualquer ameaça ao organismo. 

A vacinação também auxilia para a proteção de outras crianças que não foram vacinadas por estarem fora da faixa etária recomendada. Essa é uma maneira de evitar que doenças se espalhem com facilidade.  Por isso, é fundamental seguir o calendário de vacinação. “As vacinas salvam vidas, reduzem hospitalizações e sequelas de doenças”, ressalta a enfermeira. 

  1. Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é um assunto que vem sendo bastante comentado no nosso cotidiano. Parece exagero, mas ingerir alimentos adequadamente influencia até mesmo no aprendizado da criança. 

Além disso, existem vários outros benefícios de começar desde pequeno a introduzir alimentos saudáveis. A criança aprende a respeitar os alimentos e se familiariza com diferentes sabores e texturas. É essencial sempre priorizar alimentos frescos e evitar comida processada, frituras e bebidas com alto teor de açúcar.  

Afinal, bons hábitos alimentares são excelentes aliados na prevenção de doenças e mantém a qualidade de vida até a idade adulta. “Uma alimentação adequada não significa manter a criança bem nutrida e pronto. Ela tem conexão com diversos processos, essenciais para o desenvolvimento corporal, motor e intelectual”, lembra Meira.

  1. Ofereça atividades físicas

A prática de esportes, exercícios físicos e brincadeiras na infância é fundamental no desenvolvimento de diversas habilidades. Outros benefícios muito importantes são o controle de peso, a redução da ansiedade e do estresse, o aumento da autoestima e o controle do colesterol. Sendo assim, este é um hábito que deve ser estimulado desde cedo.

Os hormônios liberados com a prática de esportes também ajudam a regular a qualidade do sono. Afinal, o sono não é apenas uma parte importante da saúde física e emocional de uma criança; mas também pode desempenhar um papel importante no desempenho escolar.

  1. Fique atento aos sinais de ansiedade e estresse

Pesquisas mostram que o estresse e a ansiedade podem ter um impacto negativo na saúde dos pequenos, assim como na saúde dos adultos. Os pais precisam saber como identificar os sintomas de estresse e encontrar maneiras de controlar a ansiedade das crianças.

Isso é especialmente importante porque as crianças ainda estão se recuperando dos impactos causados pela pandemia. Trabalhe com seu filho para identificar coisas que podem ajudar. Conversar sobre como foi o dia pode ser uma chance de desestressar. Outras atividades positivas são escrever em um diário, jogar um jogo de tabuleiro ou passear ao ar livre.