Marista Lab

Entenda a importância da rotina escolar na infância

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Estabelecer uma rotina escolar na infância é benéfica à família e ao desenvolvimento da criança, e isso não seria diferente no ambiente escolar. É válido ressaltar que a rotina não é sinônimo de rigidez. Planejar o dia a dia permite que os alunos sintam-se seguros, além de reconhecer suas responsabilidades, sabendo o momento de brincar e o de realizar outras tarefas. Por isso, a importância da rotina escolar na infância vai além da escola.

Neste artigo, você vai saber mais a respeito desse assunto e quais são os benefícios dessa estratégia para as crianças. Continue a leitura e entenda melhor os benefícios da rotina escolar na infância!

Importância da rotina escolar na infância

A rotina não serve apenas para definir os horários das atividades, é uma estratégia que envolve ações pedagógicas de modo a colaborar no desenvolvimento das crianças.

Os primeiros sete anos de vida influenciam o desenvolvimento físico das crianças, sendo o momento em que estão mais propensas a aprenderem de forma natural. 

Nesse contexto, a escola é o primeiro contato com outras pessoas além da sua família, onde ela irá desenvolver a personalidade, vai interagir com outras crianças e terá conhecimento de novas realidades. Todo esse ambiente proporciona aprendizados diversos.

Assim, o aprendizado formal, permite o conhecimento sobre o  mundo e ajuda a tornar os  estudantes conscientes colaborando para que eles tenham autonomia e responsabilidade na fase adulta.

Benefícios da rotina escolar na infância

Veja a seguir quais são os principais benefícios e como ela pode contribuir para o desenvolvimento saudável de uma criança. 

Auxilia no dia a dia letivo

A programação das atividades escolares permite que a criança tenha conhecimento de como será o seu cotidiano e o que fará em cada horário. Isso, apesar de parecer simples, está preparando os alunos para os compromissos e responsabilidades que acompanham o crescimento e a vida adulta.

Ajuda na relação familiar da criança

Nessa fase, o apoio do lar é fundamental. As crianças precisam ser estimuladas a seguir bons hábitos em casa também, tendo horários para alimentação, escovação dos dentes, brincadeiras e dormir, por exemplo.

Com esses pequenos rituais diários, a relação familiar é fortalecida, aproximando a criança dos seus parentes. Ainda, algumas instituições de ensino pedagógico incluem os pais nas tarefas, possibilitando que eles participem da rotina dos filhos, o que permite o acompanhamento e participação do desenvolvimento dos pequenos no ambiente escolar.

Fortalece o entendimento e o cumprimento de prazos

Quando a criança segue uma rotina escolar, ela começa a desenvolver o senso de responsabilidade e a entender quando deve estar presente para realizar uma tarefa.

Por exemplo, após o recreio, os alunos saberão que devem voltar à sala para continuar as demais afazeres do dia — no início, pode ser que a professora precise chamá-los à sala, mas com o tempo, elas entenderão aquilo como um compromisso e vão retornar no horário.

Assim, conforme o aprendizado da criança, elas se tornarão adultos mais comprometidos. 

Possibilita segurança

O desconhecimento causa ansiedade e desconfiança com o ambiente. Por isso, ao estabelecer uma rotina escolar, as crianças começam a sentir-se mais seguras devido à constância das atividades e pequenas repetições diárias ou semanais.

O que considerar para garantir uma rotina ideal às crianças 

O principal é que as instituições de ensino pedagógico devem atender as necessidades biológicas, sociais e psicológicas dos alunos ao criar uma hábitos saudáveis. Isso deve ser feito por meio das atividades escolhidas, que devem contemplar esses aspectos.

As necessidades biológicas estão relacionadas ao descanso, alimentação e higiene. As sociais estão relacionadas ao estilo de vida na comunidade e a interação na sociedade. 

Por fim, as psicológicas dizem respeito às tarefas propostas aos alunos, pelos níveis de dificuldade, habilidade e capacidade de cada um.

Dessa formas, as atividades precisam incluir esses três aspectos, sendo pensadas de acordo com cada parte do dia das crianças, como:

  • chegada no ambiente didático;
  • alimentação;
  • brincadeiras;
  • higiene;
  • despedida.

Entendeu a importância da rotina escolar na infância? Aproveite e confira o conteúdo Escola acolhedora: o que é e qual sua importância para o processo de aprendizagem?