Práticas educativas

Desenvolvendo a consciência ambiental desde cedo

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, busca promover a conscientização a respeito da preservação ambiental

Plantar uma mini horta, um vasinho de flor, fazer um canteiro ou subir nas árvores do quintal. São muitas as formas de proporcionar aos filhos um contato com a natureza, mesmo sem sair de casa, já que frequentar locais públicos não é aconselhável em tempos de pandemia. O contato com plantas e árvores gera muitos benefícios, por isso é preciso promover a conscientização sobre a importância da conservação.

Para isso, foi criado o Dia da Árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro. A intenção é promover a conscientização a respeito da preservação desse bem natural tão valioso. A data é comemorada em diferentes períodos em outras partes do mundo, aqui foi escolhida por conta do início da primavera, que inicia no dia 22 no hemisfério Sul.

Como as árvores contribuem com o bem-estar?

Além de benefícios como aumentar a umidade do ar, evitar erosões, produzir oxigênio e controlar a temperatura, as árvores cumprem uma importante função no contato entre homem e natureza. A psicologia ambiental estuda essa relação, especialmente para quem vive em grandes metrópoles.

Veja os benefícios da proximidade com a natureza

“O contato direto com a natureza, a terra, as plantas, árvores, o mar e a areia pode produzir diversos benefícios como a diminuição do estresse, a melhora da autoestima, o aumento das funções cognitivas como a memória e a atenção”, explica o professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Marista Glória, Wagner Eduardo Gonçalves.

Ou seja, o ideal seria morar rodeado de grama, árvores e bosques, mas como infelizmente nem sempre isso é possível, existem outras maneiras de minimizar a ausência do contato com a natureza, especialmente em época de distanciamento social.

Para quem mora em apartamentos, o cultivo de plantas na varanda ou até dentro de casa, em mini hortas, já podem promover um contato com a natureza que vai beneficiar a todos.

Descubra como fazer uma mini horta em casa

“Por mais incrível que pareça essas pequenas ações podem contribuir muito com a sensação de bem-estar, além de estimular o senso de ecologia, ou seja, homens, mulheres, animais, plantas e insetos, todos compartilhamos uma casa em comum, que é o planeta terra”, ressalta o professor.