O estudante inicia o seu processo de aprendizagem a partir do protagonismo, levando como referência suas escolhas de continuidade na formação acadêmica e projetos de vida. Por este motivo, é importante que a escola possua em seu currículo uma proposta que considere essas mudanças, tendo como compromisso a formação integral dos sujeitos abarcando aspectos acadêmicos, sociais, éticos, culturais, políticos e tecnológicos.
Durante o período que os estudantes estão na escola, eles vivenciam essas mudanças marcadas pelas transições, desde a Educação Infantil até o Médio. O Ensino Fundamental é o articulador entre a Educação Infantil e o Ensino Médio. O segmento também vive o movimento de transição entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Ou seja, mudanças que correspondem à organização do processo de ensino-aprendizagem: de professores unidocentes para professores especialistas, alterações nas organizações das aulas, mudanças nos ambientes educativos, além de necessidades específicas da faixa etária, como a ampliação dos processos de autonomia. É um período marcado por atravessamentos no ambiente escolar, em conjunto com as transformações físicas. Nessa fase de transição da criança para o jovem, estão presentes as integrações com o conhecimento, com as vivências e, principalmente, com as interações sociais – os grupos de colegas. Neste contexto, o adolescente precisa realizar suas escolhas, ser acolhido, repensar e ressignificar sua identidade (ora criança, ora jovem). O componente Conexão, busca respeitar e acolher essas especificidades e propor uma forma diferente de aprender.