Ensino Fundamental Anos Finais


O mundo está em constante mudança. Na escola, essas mudanças são visíveis em todos os contextos de aprendizagens. O Conexão é uma das formas de olhar e agir nesses contextos nos Anos Finais.

O Conexão XXI é um componente que integra a grade curricular do Ensino Fundamental dos Anos Finais nos colégios das Regionais Curitiba e São Paulo, da rede marista. Trata-se de um espaço de inovação no ambiente escolar, cuja essência está no trabalho por áreas de conhecimento - Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática - potencializando o protagonismo do estudante em seu processo de desenvolvimento de competências e habilidades, impulsionando a pesquisa, a análise e a investigação. Os adolescentes são imersos em contextos que lhes permitem analisar a sua realidade local, propor soluções, construir saberes e valores que contribuam para sua formação integral e para a constituição de uma sociedade mais justa, ética e fraterna.

O estudante inicia o seu processo de aprendizagem a partir do protagonismo, levando como referência suas escolhas de continuidade na formação acadêmica e projetos de vida. Por este motivo, é importante que a escola possua em seu currículo uma proposta que considere essas mudanças, tendo como compromisso a formação integral dos sujeitos abarcando aspectos acadêmicos, sociais, éticos, culturais, políticos e tecnológicos.

Durante o período que os estudantes estão na escola, eles vivenciam essas mudanças marcadas pelas transições, desde a Educação Infantil até o Médio. O Ensino Fundamental é o articulador entre a Educação Infantil e o Ensino Médio. O segmento também vive o movimento de transição entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Ou seja, mudanças que correspondem à organização do processo de ensino-aprendizagem: de professores unidocentes para professores especialistas, alterações nas organizações das aulas, mudanças nos ambientes educativos, além de necessidades específicas da faixa etária, como a ampliação dos processos de autonomia. É um período marcado por atravessamentos no ambiente escolar, em conjunto com as transformações físicas. Nessa fase de transição da criança para o jovem, estão presentes as integrações com o conhecimento, com as vivências e, principalmente, com as interações sociais – os grupos de colegas. Neste contexto, o adolescente precisa realizar suas escolhas, ser acolhido, repensar e ressignificar sua identidade (ora criança, ora jovem). O componente Conexão, busca respeitar e acolher essas especificidades e propor uma forma diferente de aprender.

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