Dicas ENEM

Enem 2024: questões discursivas estão entre as novidades

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Área de conhecimento escolhida pelo estudante e inglês integrado a outras disciplinas são algumas mudanças do novo modelo

O Novo Ensino Médio está sendo aplicado desde o início deste ano. Para se adequar ao formato, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será alterado. As mudanças pretendem adequar o exame ao conteúdo que integra o novo modelo de ensino. A expectativa é que o novo Enem seja aplicado em 2024.

Quais as principais mudanças no Enem?

As principais alterações acontecerão na segunda etapa. “O estudante vai fazer uma prova de acordo com a área do ensino superior que ele deseja ingressar”, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Cascavel, Luciana Faria. Além disso, parte da prova será discursiva.

A mudança é vista como positiva, já que vai adaptar o conteúdo ao encerramento do primeiro ciclo do Novo Ensino Médio. Ou seja, os alunos encontrarão no exame o mesmo modelo aplicado nos três últimos anos escolares. 

Por que o Enem vai mudar?

O objetivo é alinhar o Enem com a reforma do Ensino Médio. O novo modelo prevê que até 2024, as escolas reservem parte da carga horária (cerca de 40%) para aulas específicas em áreas do conhecimento de interesse dos estudantes. Os outros 60% são os conteúdos gerais. Os itinerários formativos previstos pela BNCC são:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ensino Técnico. 

Com isso, um aluno pode escolher, por exemplo, focar seus estudos em matemática e suas tecnologias ou linguagens. A intenção é que o novo Enem esteja mais alinhado com o projeto de vida de cada estudante.

Confira o que vai mudar no novo Enem:

  • Uma parte do Enem será comum a todos: o objetivo é avaliar as competências e habilidades da formação geral, com ênfase em língua portuguesa e matemática, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Integram esse grupo a redação, que continua dissertativa argumentativa e a língua estrangeira.
  • Avaliação dos itinerários formativos: essa outra parte do exame será uma combinação optativa. A prova será de acordo com o curso de ensino superior que o estudante deseja cursar.
  • Língua inglesa integrada a outras disciplinas: o inglês estará nas demais áreas do conhecimento. No Enem atual, as questões de língua estrangeira fazem parte da prova de linguagens.
  • Questões discursivas: além da redação, as questões discursivas devem estar presentes nos dois dias de exame. Há a possibilidade que toda a segunda etapa siga esse modelo.