Comportamento

Dia do Marista: conheça os valores e virtudes Maristas 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Em 15 de agosto, data que marca a Assunção de Nossa Senhora, também é celebrado o Dia do Marista. A data convida a refletir sobre valores que inspiraram Marcelino Champagnat a fundar o Instituto Marista em 1817, como a espiritualidade, a sustentabilidade e a solidariedade, por exemplo.  

O que é ser Marista? 

“Ser Marista é primeiramente ser o que o nome nos chama: De Maria”, ressalta o Irmão Nathan da Costa, coordenador da Pastoral do Colégio Marista Cascavel.

Logo, a exemplo da mãe de Jesus, a data convida a ouvir com atenção o chamado de Cristo, de ir ao encontro dos que mais necessitam.  

Além disso, existem alguns requisitos para ser Marista, como por exemplo, ser solidário, protagonista e ter o ímpeto de mudar o mundo. “Ser Marista, é, portanto, saber que somos muitos e que vivemos como família global”, reflete o Ir. Nathan.   

Como os valores e virtudes Maristas contribuem com a sociedade? 

As virtudes Maristas são simbolizadas por três violetas e fazem parte da tradição Marista desde os primeiros tempos. Sua proposta era promover três atitudes espirituais básicas: humildade, simplicidade e modéstia. Afinal, essa é a essência do que significa ser marista. 

No geral, os valores Maristas têm um impacto transformador na sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com o bem-estar coletivo. 

“Ao promoverem a justiça social, a sustentabilidade, a solidariedade e o respeito mútuo, os Maristas desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e fraterna”, ressalta o Irmão. 

O que são as três virtudes Maristas? 

As violentas foram escolhidas como símbolo por crescerem pequenas espalhadas nos campos verdes, quase sem serem notadas. Mas, quando descobertas, é possível perceber que têm beleza, integridade e serenidade próprias. Confira quais são as virtudes Maristas: 

Humildade: É a primeira das três virtudes, e não é à toa. Esta sempre foi reconhecida como uma virtude fundamental para qualquer pessoa progredir na vida espiritual. Portanto, significa reconhecer a imensidão e infinitude de Deus. 

Simplicidade: Significa ser você mesmo diante de Deus – de forma aberta, genuína, confiável e vulnerável. É, portanto, ter um relacionamento organizado com Deus, algo direto e transparente, que use linguagem e símbolos acessíveis e afetivos. 

Modéstia: Algumas pessoas tropeçam nisso porque confundem com falta de autoconfiança ou baixa autoestima. Porém, modéstia é ter um autoconceito seguro o suficiente para não sentir necessidade de se impor aos demais, mas colocar o outro no centro, abnegadamente. 

Quais são os valores Maristas? 

Existem 8 valores essenciais para vivenciar o ser Marista na missão educativa, cujo propósito é formar pessoas para fazer o bem, independente de suas crenças e filosofias de vida.  

Esses valores são fundamentais para a formação integral dos estudantes e buscam desenvolver não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também virtudes e valores éticos. 

Conheça quais são os 8 valores Maristas:  

1. Amor ao trabalho: Valorizar o trabalho como uma forma de servir e contribuir para  

o bem comum, cultivando a dedicação e o empenho nas tarefas. 

2. Espírito de Família: Criar um ambiente acolhedor e fraterno, promovendo o cuidado  

mútuo, a colaboração e o respeito, formando uma verdadeira família educativa. 

3. Sustentabilidade: Promover a consciência e práticas sustentáveis, cuidando do  

meio ambiente, dos recursos naturais e das gerações futuras. 

4. Espiritualidade: Buscar a conexão com Deus, vivenciar os valores cristãos e  

desenvolver uma espiritualidade baseada nos ensinamentos de São Marcelino  

Champagnat, fundador do Instituto Marista. 

5. Solidariedade: Demonstrar preocupação com o próximo, praticando ações  

concretas de ajuda aos mais necessitados e trabalhando pela construção de uma  

sociedade mais justa. 

6. Simplicidade: Viver de forma humilde, valorizando o essencial, evitando  

ostentações e buscando a verdadeira riqueza nas relações humanas e nos valores  

espirituais. 

7. Interculturalidade: Promover o respeito e a valorização das diferentes culturas,  

estimulando o diálogo intercultural e a convivência harmoniosa entre pessoas de  

origens diversas. 

8. Presença Significativa: Estar presente na vida das pessoas de maneira significativa,  

atento às necessidades dos outros, disponível para ouvir, apoiar e acompanhar,  

promovendo relações autênticas e transformadoras.