Carreira

Resiliência na carreira: 12 passos para desenvolver

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Ser resiliente ajuda a passar por momentos difíceis com mais tranquilidade e consciência

Quando as coisas dão errado, a resiliência é o que o ajuda a enfrentar e superar os momentos difíceis. O termo, bastante em alta, retrata a capacidade de resistir à pressão, adaptação a mudanças e superação de obstáculos. Às vezes, isso pode trazer ainda mais força. Ser resiliente é importante em qualquer área da vida, pois é uma habilidade importante para lidar com problemas e frustrações. Na preparação para o mercado de trabalho não é diferente.

Mesmo que a carreira escolhida exija muita criatividade, é interessante saber que trabalhar também é uma atividade diária e repetitiva. Neste sentido, a rotina é o melhor foco para se trabalhar a resiliência. 

“A realidade nunca é totalmente igual àquilo que projetamos enquanto carreira. O mercado de trabalho tem duas dimensões. Uma é daquilo que a gente sonha e outra é o chão da realidade. A resiliência vai trabalhar na nossa capacidade de sobreviver ao chão da realidade, às rotinas exaustivas e às frustações”, explica a professora de Sociologia do Colégio Marista Asa Sul, Ana Bárbara da Silva Nascimento.

Ou seja, mesmo que a escolha do curso e da carreira seja exatamente o que gostaríamos, é normal que o cotidiano exija funções que sejam cansativas e desanimadoras. Neste momento, a resiliência vai agir para a aceitação dos nossos limites (e do outro), vai ajudar na capacidade de resolver problemas, ou mesmo reconhecer que será preciso mudar de rumo. 

“Podemos mudar o rumo do que planejamos e a resiliência vai ajudar a passar pelos momentos difíceis, nos fortalecer e alcançar os resultados que desejamos” ressalta a professora.

A resiliência funciona para trazermos para a prática nossas habilidades e competências. Ela pode ser desenvolvida por meio das experiências que passamos e também conhecendo a trajetória de outras pessoas. Portanto, saber ouvir é um fator que faz a diferença para desenvolver resiliência. 

O que ajuda a desenvolver resiliência?

Você pode começar a construir resiliência perguntando-se:

  • O que posso fazer para voltar aos trilhos?
  • Eu não posso controlar tudo, então o que está sob meu controle?
  • Posso mudar algo que estou fazendo para melhorar as coisas?
  • O que posso aprender com isso?
  • Quem pode ajudar?
  • Como posso seguir em frente?

Confira 12 dicas para desenvolver a sua própria resiliência:

  1. Tenha pensamentos positivos
  2. Cuide de si mesmo
  3. Continue tentando
  4. Converse com alguém quando precisar
  5. Aprenda com os erros
  6. Trabalhe para atingir seus objetivos
  7. Procure os pontos positivos da situação
  8. Aceite que a mudança acontece o tempo todo
  9. Considere que coisas negativas podem acontecer
  10. Melhore suas habilidades de resolução de problemas
  11. Encontre formas de se sentir calmo
  12. Peça ajuda

Os comentários estão desativados.