Estudar outro idioma pode ser muito divertido com uso de músicas, vídeos e jogos
Estudar inglês pode ser muito divertido – e até um passatempo – tanto para quem está no nível iniciante como para os mais avançados. Existem diversas opções de aplicativos para treinar o inglês por meio de músicas, vídeos e até jogos.
Desta forma, praticar um idioma pode ser também uma forma de entretenimento, e não apenas um transmissor de conteúdos.
“Qualquer ferramenta digital é um auxílio no aprendizado de uma língua. Um app específico que irá monitorar seu desenvolvimento, além de registrar sua produção ao longo do processo e oferecer várias opções de atividades e feedback, é uma excelente opção”, explica a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Asa Sul, Luciana Sampaio Drumond.
Confira oito aplicativos que vão ajudar no aprendizado do inglês:
- Sounds: no aplicativo, existem três modos de prática diferentes – ouvir, escrever e ler. É possível trabalhar usando uma seleção aleatória de palavras da lista ou selecionar um determinado som (ou combinação de sons) que gostaria de enfocar e praticar. Trabalha com símbolos, de forma fonética, da língua inglesa. Tem a tabela fonética, os símbolos, para clicar e ouvir os sons. Tem palavras com os mesmos sons que permitem chegar a uma pronúncia perfeita.
- Study.com: para estudantes mais experientes, oferece diversos assuntos como história americana, matemática, e outros temas, que podem ser acompanhados em áudio e em texto escrito, para ouvir e ler ao mesmo tempo. Bom para aprender palavras novas e aprofundar conteúdos diferentes em língua inglesa.
- English Central: Com o app, é possível ter aulas individuais de inglês com tutores profissionais 24 horas por dia, 7 dias por semana. O principal destaque é o feedback instantâneo sobre a pronúncia e fala, por meio da tecnologia IntelliSpeech (SM). Você também pode aprender palavras e praticar a fala usando a biblioteca de mais de 15 mil vídeos.
- Fluentu: O aplicativo dá vida ao aprendizado de idiomas com vídeos reais em inglês e vários outros idiomas. O sistema de aprendizagem propõe questionários sobre os conteúdos dos vídeos, que possuem funções como legendas bilíngues e um dicionário contextual que pode ser acessado enquanto assiste algo.
- Grammarly: garante que tudo o que você digita não é apenas correto, mas também claro e fácil de ler. Os algoritmos da Grammarly sinalizam problemas potenciais no texto e fazem sugestões específicas de contexto para ajudar com gramática, ortografia e uso, prolixidade, estilo, pontuação e até mesmo plágio.
- BBC Learning English: oferece uma ampla gama de tópicos e lições, que podem ajudar a aprender muitos aspectos da gramática e pronúncia do inglês. Basta escolher uma das categorias e o aplicativo mostrará textos e vídeos interessantes que podem auxiliar a aprender novas habilidades em inglês.
- Studycat: desenvolvido para crianças, a proposta é aprender inglês por meio de jogos. Não tem anúncios pop-up nem links externos, o que garante segurança para os pequenos. O objetivo é despertar as habilidades naturais de aprendizagem das crianças com jogos educacionais que estimulem o pensamento crítico e construam as bases da linguagem.
- FunBrain Jr.: Indicado para crianças de 2 a 6 anos, esse aplicativo pode ser útil também aos mais crescidos, mas que estão aprendendo inglês. O app pode auxiliar a aprimorar a pronúncia e aprender novos vocabulários, inclusive, relacionados à matemática e lógica.
Comments are closed.