Atividade é uma opção diferenciada para jovens manterem a saúde
Modalidade esportiva ou manifestação cultural? Ainda não há uma resposta objetiva sobre o que é o parkour. Alguns o consideram um esporte, que já tem inclusive, campeonatos mundiais. Outros o encaram como forma de expressão de um determinado grupo. Seja qual for a explicação, é unânime que a atividade se trata de um exercício que busca o desenvolvimento da autonomia do corpo e da mente frente aos desafios do cotidiano.
De forma geral, o parkour pode ser considerado um treino de transposição de obstáculos, realizado de forma segura em espaços abertos, como parques e praças ou em locais fechados, como ginásios. Alcançar a auto superação por meio do desafio é o principal combustível do esporte, que movimenta diversas partes do corpo, trazendo diversas melhorias à saúde.
“A conquista desses benefícios se dá por meio do trabalho de força, resistência, equilíbrio, determinação e persistência, entre outros atributos físicos e mentais necessários para alcançar o potencial máximo”, explica o professor do Núcleo de Atividades Complementares (NAC), do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, Diego Andrade.
Concentração e autoestima
Além de aprimorar a coordenação motora e estimular a prática de exercícios, o parkour promove a melhoria do sistema cardiorrespiratório e do sistema automotor. Isso significa que o praticante passa a ter melhor percepção do espaço e consciência corporal. O treino ainda desenvolve a capacidade de concentração e eleva a autoestima, promovendo uma sensação de bem-estar e felicidade.
A auto superação proporcionada pelo parkour também passa a ser vivenciada em outros aspectos da vida. Desta forma, é possível vencer crenças auto limitantes e começar a desenvolver autoconfiança, capacidade que ajuda nas relações de amizade, familiares e consigo mesmo.
Assim, os aspectos mais trabalhados pelo parkour são de ordem física, psicológica, social e ambiental. O estímulo ao convívio social e a empatia desenvolvida pela relação em grupo são importantes habilidades a serem desenvolvidas com a prática de parkour. Já no campo social, se destaca a valorização pelo respeito mútuo e pelas conquistas do outro. Outro aprendizado é a vivência ativa no ambiente, criando intimidade e conhecendo melhor os espaços da cidade.
Confira os principais benefícios do parkour:
1- Consciência corporal: é preciso conhecer o funcionamento do corpo para escalar paredes e saltar de distâncias, superando obstáculos físicos. O tempo de prática desenvolve esse autoconhecimento, que pode ser aplicado em outros aspectos da vida.
2- Superação: por ser uma atividade desafiadora, a tendência é que o praticante supere os limites individuais. Quem pratica, passa a estabelecer objetivos e aprende a lidar melhor com as dificuldades que se apresentam.
3- Coordenação motora: um dos principais benefícios do treino é aprimorar a capacidade de uso dos músculos. Com isso, são trabalhados movimentos corporais que exigem mais assertividade nos movimentos.
4- Confiança: a melhora da condição corporal é claramente percebida pelo praticante, que vivencia uma sensação de bem-estar com o exercício. A consequência é uma elevada autoestima e confiança nas suas próprias capacidades.
5- Bem-estar: hormônios que favorecem a sensação de bem-estar, como dopamina, ocitocina e serotonina são estimulados com a prática de atividade física. Essas substâncias contribuem para a saúde da mente e das emoções.
Os comentários estão desativados.