Frutas cítricas e folhas verdes escuras melhoram a resistência auto imune
Em qualquer fase da vida, uma alimentação equilibrada promove um melhor funcionamento do organismo, auxiliando na capacidade imunológica e, consequentemente, na prevenção de enfermidades. Aliado a uma rotina de exercícios físicos, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis, evitando açúcar e laticínios, para fortalecer a saúde, especialmente neste período de pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A nutricionista Natalia Chede aconselha a incluir no cardápio diário mais frutas cítricas, como laranja e limão, que são fonte de vitamina C. A goiaba e a acerola, por exemplo, têm ação antioxidante, que melhora a resistência do sistema imune.
“O sistema imunológico também se beneficia de cereais integrais e sementes, que são fonte de zinco”, explica Natalia. Existem ainda outras opções que podem dar uma força extra na imunidade, como própolis, alho e spirulina.
Sempre que puder, ressalta a nutricionista, inclua folhas verdes escuras nas refeições, que contém vitamina C e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
“As hortaliças, que também são ricas em fibras, favorecem a saúde do intestino que é muito importante para o sistema imunológico”, aconselha.
Confira alimentos que melhoram o funcionamento do sistema imunológico:
– Mel e própolis
– Chás de ervas
– Gengibre e açafrão-da-terra
– Frutas em geral
– Azeite de oliva e girassol
– Sementes de girassol e chia
– Folhas verdes escuras
Alimentos que devem ser evitados:
– Doces em geral
– Frituras
– Refrigerantes
– Alimentos processados
Os comentários estão desativados.