Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é comemorado no dia 24 de abril
Uma
das principais conquistas da pessoa com deficiência auditiva nos últimos anos
foi o reconhecimento de Libras como língua oficial do
Brasil. No dia 24 de abril, celebramos o Dia Nacional da Língua
Brasileira de Sinais. De acordo com o censo de 2010
feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8
milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da
população nacional.
A Libras é utilizada para a comunicação com pessoas surdas e é uma importante ferramenta de inclusão social para a comunidade surda e para a interação entre surdos e ouvintes.
“É importante lembrarmos que a Libras não é uma linguagem, é uma língua de modalidade gestual-visual pela qual é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais”, ressalta a especialista em inclusão da Rede de Educação Básica, Regiane Ruivo.
Curiosidades sobre a Libras
Como muitos podem pensar, a Libras não é somente mímica, mas é composta por um alfabeto, estrutura linguística e gramatical própria, permitindo discutir sobre qualquer assunto. Outro ponto que muitas pessoas não sabem é que a Libras não é uma língua universal.
“Assim como existem vários idiomas falados no mundo, também existem diversas línguas de sinais, que são diferentes em cada país. Além disso, há também regionalismos, ou seja, diferenças de acordo com a região de um mesmo país”, esclarece a especialista.
Para quem quer conhecer mais sobre a Libras e também ter uma forma de interagir com pessoas surdas, Regiane sugere o aplicativo gratuito Hand Talk, https://www.handtalk.me/br/Aplicativo, eleito o melhor da América Latina.
Os comentários estão desativados.