Professores respondem à pergunta que celebra o Dia Mundial da Educação
Um dos direitos básicos de todo o ser humano é o acesso à educação de qualidade. Ter a oportunidade de aprender incentiva o desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais e estimula a expansão da linguagem e do pensamento. Todos esses fatores são celebrados no Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril.
Confira o que representa o ato de educar, no ponto de vista dos protagonistas desse dia tão especial:
Para lembrar da data e homenagear os principais responsáveis por levar educação para todos os cantos do mundo, os professores, fizemos uma pergunta para alguns educadores da Rede Marista de Colégios: “O que você aprende e ensina sendo professor?”.
“Ser professor é muito mais do que entrar em uma sala de aula e despejar uma série de conteúdos de uma disciplina. É ter a oportunidade de vivenciar coisas que você jamais imaginaria na vida”, descreve o professor de Física do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo (SP) Henrique Veiga Giannini.
A professora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, Gabriela Tinai Nihei diz que, ao mesmo tempo em que ensina, aprende muito com as crianças. “Elas são fonte de muita sabedoria. Não tenho dúvidas que eu aprendo muito mais do que ensino”, conta.
Por que se comemora o Dia Mundial da Educação?
No dia 28 de abril de 2000 foi realizado, no Senegal, o Fórum Mundial de Educação de Dakar. Diversos setores da sociedade associaram o evento a uma data comemorativa. Nesta ocasião, 180 países se reuniram para firmar um compromisso mundial pela educação básica. A partir daí, foi instituído o Dia Mundial da Educação.
Os comentários estão desativados.