Com criatividade e imaginação é possível inventar brincadeiras divertidas em casa
Estar em casa durante a pandemia é muito diferente do que se estivéssemos em um período comum do ano. Não é possível viajar, visitar amigos e parentes e nem mesmo passear em parques da própria cidade. Diante desse cenário, o melhor é encontrar soluções dentro de casa para passar o tempo com diversão e descontração.
Quem é mãe e pai sabe que é desafiador minimizar o uso das telas, afinal, as crianças passam muito tempo dentro de casa. Mas é possível oferecer alternativas que vão suprir o tempo com mais qualidade, como atividades artísticas e brincadeiras, por exemplo.
Usar materiais simples encontrados em casa para construir brinquedos não-estruturados, escolher histórias para ler em família e jogos educativos para incentivar diversas habilidades são opções válidas. Porém, é importante lembrar que oferecer tempo livre, sem atividades dirigidas, também traz muitos benefícios para as crianças.
A importância do brincar para o desenvolvimento
Além de entreter, o brincar possibilita à criança imaginar, criar, expressar, descobrir e fazer de conta, seja interagindo com o outro, com objetos diversos ou com elementos da natureza.
“O brincar contribui para que a criança expresse o que sente e pensa sobre o mundo de uma forma única”, descreve Márcia Sayoko Nanaka, coordenadora pedagógica da Rede Marista de Educação Básica.
A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, por isso o tempo livre é tão importante para as atividades acontecerem de forma espontânea. Ao brincar, a criança aprende sobre cooperação, comunicação e acerca da relação com os demais, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, assim como a sua autoimagem e autoestima.
Veja cinco atividades para fazer longe das telas:
- Massinha: fácil de encontrar e até mesmo de fazer em casa, é uma brincadeira que agrada a todas as crianças e garante algum tempo de entretenimento;
- Mímica: brincar de adivinhar mímicas é uma atividade que envolve a família inteira e só precisa de criatividade;
- Cama de gato: basta um barbante de cerca de 80 cm para ensinar essa brincadeira para os filhos;
- Colagem: que tal aproveitar revistas velhas para fazer uma atividade artística? As crianças adoram brincar de recortar e colar, especialmente na companhia da família;
- Brinquedos recicláveis: é possível aproveitar o rolo do papel higiênico para fazer um binóculo, uma garrafa pet pode se transformar em um chocalho ou até no famoso jogo cai-não-cai (basta atravessar a garrafa com varetas de churrasco e jogar bolinhas de gude dentro). Esses são só algumas.
Os comentários estão desativados.