A data celebra uma das figuras folclóricas brasileiras mais conhecidas
O dia 31 de outubro é conhecido pela comemoração de Halloween. Diversos filmes, séries e desenhos mostram as crianças pedindo doces e vestindo fantasias assustadoras. Porém, no Brasil, esse é o Dia do Saci. Menos popular, a data pode ser muito divertida e ainda é uma oportunidade para ensinar as crianças sobre a cultura e o folclore brasileiros.
A figura do Saci Pererê todos conhecem: um menino de uma perna só, de gorro vermelho, que se move em um redemoinho. A entidade é protetora das florestas e também muito sapeca. Gosta de pregar peças, esconder objetos das pessoas, dar nó nas crinas e rabos dos cavalos e azedar os alimentos.
A professora de Arte do Colégio Marista Anjo da Guarda, Marli Mendes de Campos, diz que comemorar a data é importante para valorizar a cultura brasileira e a nossa identidade.
“Lembro da minha avó contando histórias de traquinagens do Saci. Ela acreditava mesmo, e eu também. Uma sugestão para vivenciar esse dia com as crianças é fazer brincadeiras que estimulem a imaginação”, aconselha.
Como surgiu a lenda do Saci?
A lenda do Saci foi influenciada por aspectos das culturas africana e indígena e surgiu entre o final do século XVIII e começo do século XIX. O ser mítico de apenas uma perna se locomove com muita rapidez e usa o famoso gorro vermelho na cabeça. Em algumas versões, ele também tem os olhos vermelhos. É importante lembrar que, segundo a lenda, podem existir vários sacis fazendo as suas travessuras pelas florestas.
O escritor Monteiro Lobato foi um dos responsáveis por disseminar a lenda por meio dos livros “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Posteriormente, foram criados programas de televisão e desenhos que tornaram a lenda ainda mais conhecida.
Saiba como comemorar o Dia do Saci com o seu filho:
- Leia
Aproveite o dia para criar um momento de contação de histórias sobre o Saci. Confira duas sugestões de livros para ler com as crianças:
– “A lenda do Saci Pererê”, de Marco Haurélio: escrito em forma de cordel, o livro conta como surgiu o Saci, além de relatar as suas peripécias e estrepolias, revelando por que a sua fama se espalhou até hoje.
– “O Saci-Pererê e outras figuras traquinas do folclore brasileiro”, de Januária Cristina Alves Saci. O título integra a coleção da FTD com quatro livros sobre lendas brasileiras (como a Loira do banheiro, Mula sem cabeça e Caipora). As ilustrações com cores vibrantes dão um toque especial à obra.
- Brinque
O Saci gosta muito de traquinagens e brincadeiras, então nada melhor do que celebrar se divertindo. Para uma atividade divertida com as crianças, desenhe uma figura do Saci e recorte o gorro. Cole o Saci na parede com fita adesiva. De olhos vendados, tente colocar o gorro no lugar certo. As outras pessoas podem dar dicas como “tá quente” ou “tá frio”.
- Faça uma fantasia
Todas as crianças gostam de se fantasiar. Fazer uma fantasia de Saci é muito simples: basta ter um calção vermelho e um pedaço de TNT. Com o TNT, corte uma faixa que passe por cima do ombro e costure ao calção. Para fazer o gorro, é só cortar dois triângulos de tecido vermelho e costurá-los um ao outro.
Os comentários estão desativados.