Atitudes simples podem contribuir, e muito, para a preservação dos recursos naturais
Descartar o lixo no lugar correto, economizar água e praticar o consumo consciente são algumas atitudes que podem ser aplicadas no cotidiano para contribuir com a preservação da natureza. O Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, vem lembrar a importância da conservação dos recursos naturais.
Os maiores impactos negativos no meio ambiente, como problemas relacionados à poluição e danos à biodiversidade, são provocados pelos seres humanos. Por isso, mais do que nunca, é preciso criar formas de amenizar os prejuízos causados ao planeta, mudando nossos costumes e tomando uma postura mais ativa.
Para que os impactos negativos ao meio ambiente sejam reduzidos, há a necessidade de a sociedade agir como um todo, adotando práticas sustentáveis.
Alguns dos principais problemas que afetam o meio ambiente estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva de lixo e de projetos de reciclagem, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento e o desperdício de água.
Uma das formas de sensibilizar sobre a urgência da conservação do meio ambiente é observar as pequenas atitudes do cotidiano. A professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz, defende que é importante para as crianças e adolescentes questionarem as suas atitudes.
“Podemos associar uma educação simples com ética e cidadania, auxiliando as crianças a perceberem que o meio ambiente é o todo. Que pequenas atitudes como jogar o lixo no lugar certo e não no chão, fazem diferença na sociedade”, ressalta Thaiza.
Confira o que fazer para contribuir com a preservação do meio ambiente:
- Evite o desperdício de alimentos
Lições simples, como se servir somente do necessário, ajudam a tomar consciência sobre a importância de não desperdiçar alimentos, além de economizar nas contas da casa. Outra forma de aproveitar é utilizar sobras para preparar outros pratos, como bolinho de arroz, virado de feijão ou uma torta de legumes.
- Reutilize objetos
Garrafas PET e rolos de papel higiênico podem ser facilmente reutilizados para fazer uma horta ou brinquedos para as crianças. Além de ajudar a diminuir descartes desnecessários, também pode gerar atividades divertidas para toda a família.
- Adote outras formas de locomoção
Quando puder, escolha ir de bicicleta ou mesmo a pé a lugares próximos. Isso reduz o consumo de combustíveis fósseis, além de melhorar a saúde. Outra alternativa é investir em caronas solidárias, diminuindo o número de carros em circulação pelas ruas.
- Consuma de forma consciente
O consumo exagerado é um dos principais fatores que ocasionam o descarte excessivo de lixo no planeta. Para praticar o consumo sustentável, você pode se questionar se precisa mesmo do que vai comprar, ou se está movido somente pela necessidade de consumo.
- Faça a separação do lixo
Ter lixeiras para destinar corretamente o lixo reciclável ajuda a reduzir a quantidade de resíduos em aterros sanitários. Para o lixo orgânico, composto de cascas de ovos e restos de frutas e verduras, uma boa opção é fazer uma composteira orgânica que contribui para a redução da emissão do gás metano (CH4), e ainda gera um potente adubo orgânico para ser utilizado na horta e no jardim.
Os comentários estão desativados.