Marista Lab

6 Curiosidades sobre a chegada do Homem à Lua

Pinterest LinkedIn Tumblr

Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins eram os astronautas a bordo da Apollo 11

Há 51 anos, em 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 aterrissou em solo lunar. E a frase do astronauta Neil Armstrong, primeiro ser humano a pisar na Lua, ficou famosa:

“É um pequeno passo para o homem, mas um passo gigante para a humanidade”.

Afinal, a chegada do Homem à Lua é um dos principais eventos da história. Além de Armstrong, Buzz Aldrin desceu à superfície, enquanto na órbita, Michael Collins pilotava o módulo de comando e serviço Columbia.

Polêmico?

Até hoje, a data levanta dúvidas em adeptos das teorias da conspiração, que acreditam que o evento não teria acontecido. Porém, o que sabemos é que o programa espacial norte-americano enviou 11 missões tripuladas, das quais seis pousaram em solo lunar. Ao todo, 12 astronautas caminharam sobre a Lua.

“O nome Apolo surgiu depois que o primeiro foguete da missão pegou fogo ainda em solo e todos os tripulantes morreram. O nome, que antes era uma sigla, foi mudado para homenageá-los”, conta o professor de Química do Colégio Marista Frei Rogério, Angelo Pinto.

A missão foi lançada no dia 16 de julho de 1969, do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, e foi a quinta missão tripulada do programa Apollo. Chegou na Lua após 3 dias, evento que foi transmitido ao vivo pela televisão para todo o mundo. Os astronautas retornaram após 8 dias e aterrissaram no Oceano Pacífico.

Confira algumas curiosidades sobre uma das missões mais espetaculares já realizadas pelo ser humano:

  • Os astronautas fincaram no solo lunar a bandeira dos Estados Unidos e uma placa de metal, com o texto: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Julho, 1969 d.C. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.
  • O personagem Buzz Lightyear, da animação Toy Story foi inspirado em Buzz Aldrin. O astronauta Edwin Aldrin tinha o apelido de Buzz na infância, e decidiu incluí-lo no seu nome.
  •  A permanência na Lua foi de menos de 24 horas. A expedição aterrissou às 20h17 (horário do Meridiano de Greenwich) do dia 20 de julho e decolou para retornar à Terra às 17h54 do dia 21 de julho.
  • Quase 400 kg de rocha, trazidas da Lua entre os anos de 1969 e 1972, estão se transformando em poeira. Acredita-se que isso é causado pelo vapor d’água em nosso planeta, que multiplica os poros das pedras lunares. Porém, a maior parte (70%) dessas rochas está sendo conservadas em nitrogênio e a NASA ainda não as examinou.
  • Por meio da análise das rochas, foi possível saber que a Lua foi formada há 4,5 bilhões de anos, depois da colisão da Terra com um protoplaneta chamado Tea. Após esse acidente, o Tea foi destruído e liberou a matéria que deu origem à Lua.
  • A Lua fica a aproximadamente 384 mil km da Terra. Se o trajeto fosse feito a pé, seriam 14 anos de caminhada e de carro, cinco meses.
  • O primeiro homem a ir para o espaço foi o cosmonauta russo Yuri Gagarin, em 1961. Ele orbitou a Terra por 108 minutos.
  • Também foram os russos que levaram a primeira mulher ao espaço. Valentina Tereshkova tinha 26 anos quando orbitou o espaço em 1963.

Os comentários estão desativados.