Conforme a criança cresce, é importante deixar o acessório, que pode atrapalhar a dentição e o desenvolvimento da fala
Muitos pais oferecem a chupeta para os bebês com a intenção de acalmar e ajudar a pegar no sono. Porém, conforme o tempo passa, o objeto precisa ser retirado para não atrapalhar a dentição e o desenvolvimento da fala dos pequenos. Quando chega a hora de dar adeus ao costume, é um processo que nem sempre é fácil.
É importante lembrar que existem controvérsias em relação ao uso da chupeta. Alguns especialistas defendem seus benefícios, que incluem acalmar e prolongar o sono à noite. Por outro lado, há aqueles que não concordam, pois o bico pode entortar os dentes e dificultar a mastigação.
Quando deixar a chupeta?
Para evitar maiores problemas, o ideal é que o acessório seja retirado gradualmente até os dois anos. O acessório pode ser substituído por outro que traga sensação de acolhimento e segurança, como um paninho ou bichinho de pelúcia.
“O momento exige segurança e confiança. Na tomada de decisão, os pais não devem retroceder no processo que, às vezes, pode se estender por um período maior do que o esperado”, lembra a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Maria Cristina Starcke.
Como fazer a retirada da chupeta?
Quando o uso da chupeta é um hábito, a retirada desse objeto de transição deve ser feita aos poucos. É importante lembrar que os pais não devem proibir, dizendo que cresceu e não é mais bebê. Uma dica é começar restringindo o hábito somente para pegar no sono, à noite e, depois que a criança adormecer, retirar o acessório.
Confira 10 dicas essenciais para ajudar a criança a deixar a chupeta:
- Não deixe a chupeta à vista, assim a criança não vê e não sente vontade;
- Realize combinados que limitem o uso na rotina. No início do processo, a chupeta pode ser usada para a criança pegar no sono, mas deve ser retirada depois;
- Troque a chupeta por algo que conforte, como um bichinho de pelúcia ou cheirinho;
- Evite deixar o acessório pendurado na roupa, isso facilita o acesso e dificulta o desapego;
- Podemos dizer para a criança que não conseguimos entender o que fala quando está com a chupeta na boca;
- Utilize um quadro incentivador: cada vez que deixar de usar a chupeta, a criança ganha uma estrelinha. A cada 5 estrelas, poderá escolher um passeio no parque ou uma brincadeira;
- Utilize um calendário para marcar quantos dias da semana a criança conseguiu resistir ao uso da chupeta. Comemorem esses dias!
- Deixar o acessório embaixo do travesseiro para a fada da chupeta levar ou amarrá-la em um balão com gás hélio e soltar no parque;
- Converse sobre as fases da vida e que é importante se despedir do acessório, mostre que a criança não precisa mais da chupeta. Você pode sugerir dar a chupeta para uma boneca bebê;
- Utilize o lúdico para ajudar no processo. Livros de literatura infantil podem incentivar a deixar o hábito.
Os comentários estão desativados.