Marista Lab

Escola em pastoral: entenda sua importância

Pinterest LinkedIn Tumblr

É natural que os pais busquem os melhores caminhos para a criação dos filhos antes mesmo deles nascerem, não é verdade?

Como exemplificar valores morais, estimular a construção de caráter íntegro, melhores práticas para o desenvolvimento de pessoas de bom coração, tudo isso é colocado na ponta do lápis durante o crescimento dos pequenos.

Se solidariedade, amizade, respeito, amizade, espiritualidade, paz e engajamento em projetos de vida são pontos que você considera importante para suas crianças, então precisa entender o conceito de Escola em Pastoral e qual a sua importância. Boa leitura!

O que significa Escola em Pastoral?

A Escola em Pastoral é uma modalidade de ensino que tem como objetivo estruturar um processo de formação integral por meio da vivência da espiritualidade cristã e do carisma.

Dentro da Pastoral, são desenvolvidos diversos projetos e atividades com o objetivo de estimular a solidariedade, protagonismo, a fé, o acolhimento e a fraternidade. A ideia é que essas ações sejam integradas aos projetos pedagógicos de forma em que os estudantes de todos os anos de ensino se sintam integrados e valorizados.

Quais os benefícios da Escola em Pastoral?

A estrutura pedagógica de uma Escola em Pastoral deve ser baseada em valores humanos, éticos e solidários. Confira a seguir qual é a sua importância.

Promover o conhecimento, a vida e os valores do Evangelho

Com mais de 11 mil colaboradores em seu quadro de pessoal, promover o conhecimento através da disseminação de valores humanos e cristãos é um dos benefícios oferecidos pela Escola em Pastoral. A missão de transformar a sociedade por meio da educação, está presente no dia a dia dos nossos colégios.

Desenvolver ações e projetos que estimulam o pensamento crítico, a solidariedade e o protagonismo infantojuvenil

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as crianças devem ter asseguradas na escola seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento em cinco campos de experiências:

  • o eu, o outro e o nós;
  • corpo, gestos e movimentos;
  • traços, sons, cores e formas;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Com base nesse direcionamento e utilizando de ferramentas como a aprendizagem criativa (metodologia de ensino em que o aluno tem a oportunidade de ser o protagonista de suas próprias escolhas), os estudantes se tornam mais solidários e mais aptos a tomar suas próprias decisões com base nos valores morais aprendidos.

Criar uma comunidade disseminadora do Evangelho

A Escola em Pastoral deve seguir orientações do Concílio Vaticano II, sendo elas:

  • criar uma comunidade educativa animada pelo espírito evangélico;
  • acompanhar o desenvolvimento humano e cristão dos alunos;
  • iluminar com a fé todo o conhecimento humano.

Sendo assim, o foco principal da Pastoral está em um processo educacional que é vivo como missão, a fim de fazer com que a comunidade (composta por colaboradores, pais e alunos) se relacione de forma justa, solidária e fraterna, disseminando ao mundo os valores do Evangelho.

Quais são os elementos incultadores da Escola em Pastoral?

Existem alguns elementos incultadores que estão presentes em todos os planejamentos da Educação Básica. Confira quais são eles a seguir.

  • dignidade humana;
  • infância e juventude;
  • espiritualidade;
  • catequese;
  • solidariedade socioambiental;
  • educação emancipadora;
  • alteridade.

Como você pode perceber ao longo desse conteúdo, a Escola em Pastoral vai muito além do direcionamento teórico aos alunos, ela funciona como um estímulo para a vivência de uma vida solidária, com respeito e amizade.

Para que a criança cresça de acordo com esses valores, é preciso encontrar uma escola que trabalhe de acordo com o que a sua família acredita, sendo uma extensão do que seu filho aprende em casa.

Se você quer conhecer mais sobre o trabalho de uma Escola em Pastoral, que acredita na importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e estimula a aprendizagem criativa, então precisa ler o artigo com 6 motivos para estudar nos Colégios Maristas.

Os comentários estão desativados.