Exame Nacional do Ensino Médio facilita o acesso a muitas universidades ao redor do mundo
Além de garantir a entrada em universidades brasileiras, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizado para a seleção em instituições de ensino superior em outros países. Com a nota, aliada a outros critérios de seleção, é possível concorrer a uma vaga em lugares como Portugal, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda.
Como utilizar o Enem em universidades internacionais?
Utilizar a nota do Enem para o processo de seleção no exterior trouxe muitos benefícios para os estudantes brasileiros. Um deles é não precisar fazer outros exames de admissão. Existe a possibilidade de utilizar o Enem no lugar do SAT, uma avaliação aplicada nos Estados Unidos para medir os conhecimentos dos candidatos. Em outras instituições, o Enem pode ser utilizado como algo complementar.
“É recomendável que o aluno faça os dois exames. Depois, pode escolher a opção em que teve a maior nota”, aconselha a professora do integral bilíngue do Colégio Marista Anjo da Guarda, Laura Delcorso Neves.
Porém, é importante lembrar que o processo de aplicação varia dependendo da universidade. A professora explica que o aluno precisa entrar em contato com as instituições de interesse para ter certeza de como é o processo e os requisitos para a seleção. O estudante também deve acompanhar o calendário dos programas de ingresso.
Confira as universidades internacionais que aceitam o Enem:
- América do Norte
Nos Estados Unidos e Canadá, o Enem serve como método de ingresso em muitas universidades. Algumas universidades no Canadá, por exemplo, permitem que o aluno mande a nota de forma opcional. Confira as principais instituições que aceitam a nota do Exame Nacional de Ensino Médio:
- Estados Unidos:
- New York University;
- Northeastern University;
- Temple University.
- Canadá:
- Toronto University;
- Humber College.
- Europa
Na Europa, existem diversas opções que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Em Portugal, por exemplo, desde 2014, um acordo de cooperação internacional entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as instituições de ensino locais, facilita o processo. Veja algumas universidades em que a nota do Enem vale como método de ingresso:
- Reino Unido:
- Oxford University;
- Bristol University.
- Irlanda
- University College Cork.
- Portugal
- Universidade de Coimbra;
- Universidade de Lisboa;
- Universidade de Madeira;
- Universidade de Aveiro.
Os comentários estão desativados.