Comportamento

Inglês nas férias: como praticar o idioma fora da escola?

Pinterest LinkedIn Tumblr
array(3) { ["id"]=> string(4) "3080" ["title"]=> string(5) "ebook" ["link_file"]=> string(137) "https://maristalab.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Marista-Lab_Ingles-nas-ferias-como-praticar-o-idioma-fora-da-escola_Brincadeiras.pdf" }

Nas férias, é comum que as crianças queiram brincar e descansar, deixando de lado as atividades escolares. Até aí, tudo bem. Mas praticar o inglês é possível mesmo durante o recesso, por meio de atividades lúdicas e jogos. Assim, o seu filho irá aprender brincando.

Portanto, a participação da família é essencial. É o que ressalta a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Pio XII, Karla Regina Frare Matoso. “O incentivo e a participação da família nesse processo ajuda em uma melhor aquisição e prática do idioma. Quanto antes a criança for exposta à segunda língua, mais benefícios ela terá”.

Quando a criança deve começar a aprender inglês?

Antes, as pessoas acreditavam que as crianças precisavam estar alfabetizadas na língua mãe para depois aprenderem um novo idioma. Contudo, isso não é verdade. Atualmente, estudos mostram que, quanto antes a criança for exposta à segunda língua, mais benefícios ela terá.

Isso porque um idioma complementa o outro, e não prejudica. Em suma, nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve muito rápido. Logo, aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil. 

Quais os benefícios das crianças aprenderem inglês?

Acima de tudo, aprender inglês promove o desenvolvimento de novas conexões cerebrais. Ao mesmo tempo, as crianças também podem se divertir por meio de jogos e atividades. Em outras palavras, tudo isso ajuda no aprendizado do idioma.

De acordo com a coordenadora, o aprendizado de uma segunda língua está ligado com as emoções. Portanto, quanto mais confortáveis os pais estão, maior será a habilidade das crianças. “Famílias que escutam músicas, assistem filmes e séries, leem e conversam em inglês em situações cotidianas, tendem a entender, reproduzir e pronunciar com maior facilidade”.

Para inserir o inglês no cotidiano, os pais podem oferecer às crianças:

Músicas em inglês

Jogos e aplicativos interativos

Desenhos

Brincadeiras e atividades lúdicas

Qual é a melhor maneira de praticar o inglês nas férias?

Portanto, mesmo não sendo fluentes na língua, os pais ou responsáveis podem ajudar os filhos. Algumas dicas são:

Aprendam juntos: envolva-se no processo da aprendizagem. Utilizem as ferramentas online disponíveis: sites de dicionários e até mesmo o google podem ser bem interessantes. Procure palavras ou curiosidades do idioma.

Aposte na literatura: a leitura também é outra forma super legal de praticar. Escolha um livro que as crianças já conhecem em português, e leia em inglês. Nesse sentido, tanto o leitor quanto a criança farão associações, sem precisar de tradução.

Encontre temas que a criança goste: se ela se interessa por números, por exemplo, vídeos como o Number Blocks são ótimos para aprender. Brincadeiras simples encontradas no PBS Kids são super legais. Além de terem alguns dos personagens favoritos dos pequenos.

Explore situações cotidianas: sabe aquela ida ao mercado, passeio de carro ou até à pé? Por fim, aproveite o cenário e tudo que o envolve. A feirinha é um ótimo momento para praticar as cores, formas, quantidade, tamanho e vocabulário!

Confira sites para aprender mais atividades em inglês para crianças:

Funbrain: oferece diversos jogos, atividades e vídeos para crianças de todas as idades

Highlights Kids: da mesma forma, oferece jogos e brincadeiras para todas as idades. Inclui atividades sobre ciências e receitas divertidas.

Learn English Kids: jogos online gratuitos, músicas, histórias e atividades. Para os pais, temos artigos sobre como ajudar as crianças a aprender inglês

Games to learn English: para as crianças um pouquinho mais velhas, oferece diversos videogames que ajudam no aprendizado de inglês.

Veja o e-book que preparamos:

    Os comentários estão desativados.