O objetivo da escola não é apenas educar as crianças a partir de um projeto pedagógico, mas contribuir para a formação integral desse indivíduo. Por isso, ela está diretamente ligada à qualidade de vida infantil.
Segundo dados do site Todos pela Educação, os estudantes passam, em média, de 4 a 5 horas na escola no ensino fundamental, e de 5 a 8 horas na educação infantil. Esses números mostram que, em algumas situações, as crianças e os adolescentes convivem mais tempo com as pessoas da comunidade escolar do que com seus familiares.
Por isso, é fundamental que esse ambiente proporcione bem-estar, segurança e acolhimento para que essas crianças cresçam saudáveis, confiantes e felizes. Neste artigo, vamos abordar a importância da qualidade de vida infantil e como a escola pode contribuir nesta missão.
O que é qualidade de vida infantil e qual a sua importância?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é a “percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ela vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Dito isso, a qualidade de vida infantil está relacionada a aspectos psicológicos, físicos e sociais. Além disso, ela também está relacionada a dois fatores importantes:
- como a criança se vê diante do mundo;
- como ela se sente no ambiente em que está inserida.
Em algumas perspectivas, a qualidade de vida pode ser subjetiva. Afinal, os seres humanos são únicos, então, o que para uma criança pode ser libertador, como brincar na rua, para outra pode não ter tanta graça.
O fato é que elas ainda estão em fase de autoconhecimento, portanto, não compreendem totalmente o que as satisfazem psicológica e fisicamente. Os ambientes que elas frequentam, como o lar e a escola, devem auxiliar nesse processo, tendo como base algumas ações, dentre elas:
- promover a reflexão sobre o autoconhecimento;
- incentivar seu crescimento saudável;
- proporcionar a infraestrutura necessária para o bem-estar delas.
Como a escola pode contribuir para a qualidade de vida infantil?
Uma forma de garantir que as crianças tenham qualidade de vida é por meio das relações e da organização do ambiente escolar. A escola precisa ser um espaço de autoconhecimento, descobertas sobre o mundo e acolhimento. Assim, é um ambiente que vai além dos aprendizados ensinados em sala de aula.
Nesse sentido, confira a seguir, algumas práticas que podem ser aplicadas na escola.
Auxiliar no encorajamento dos processos de autoconhecimento e de autocuidado
O autoconhecimento e o autocuidado estão intimamente conectados com a qualidade de vida e o bem-estar. Afinal, quando a pessoa se conhece, ela sabe o que a agrada, bem como o que ela não gosta ou não lhe faz bem. Nesse sentido, a escola pode proporcionar e instigar questionamentos que auxiliam nesse conhecimento de si.
Promover a interação social e com o meio ambiente
Quando se trata do meio ambiente, as crianças costumam manifestar um grande interesse e fascínio pelas espécies, tanto animais quanto vegetais. Assim, a escola tem o papel de instigar essa curiosidade, proporcionando atividades que englobam o meio ambiente e favoreçam o contato com a natureza.
Da mesma forma, é fundamental mostrar que a natureza faz parte do universo assim como nós, e que devemos respeitá-la e preservá-la, além de se sentir parte integrante, principalmente em um cenário de poluição, destruição e escassez dos recursos naturais.
Estreitar os laços entre família e escola
A parceria entre escola e família é a mais importante das relações para promoção da qualidade de vida infantil, já que ambas são agentes ativas na promoção dessa condição.
Desse modo, a concordância entre as partes em relação a valores, regras, práticas e ensinamentos passados aos pequenos devem estar alinhados. Assim, o que for passado em um ambiente, será reforçado no outro.
Auxiliar na detecção de possíveis dificuldades e violações dos direitos das crianças
Na escola, os profissionais têm experiência e olhos treinados para perceberem qualquer sinal de dificuldade ou problema com a criança. Isso pode ocorrer por questões sociais, psíquicas ou de saúde. Assim, fica mais fácil identificar situações adversas, como:
- se o estudante não está acompanhando os conteúdos passados em sala;
- se está com queda nos rendimentos;
- se ele se sente isolado e desanimado;
- ou se demonstra insatisfação em frequentar a escola.
Conte com o Colégio Marista na promoção da qualidade de vida do seu filho!
A escola é um ambiente onde as crianças se sentem à vontade, por estarem entre iguais e com amigos. Além disso, uma característica especial da infância é que eles aprendem com exemplos e observações.
Por isso, a missão principal dos Colégios Maristas é oferecer, além de um ensino de qualidade, um ambiente no qual diferentes realidades, experiências e aprendizagens se fazem presente. Isso se reflete nos inúmeros projetos e programas desenvolvidos em nossos colégios, dentre eles:
- Educação Infantil:
- Projeto de Investigação;
- Alimentação Saudável.
- Ensino Fundamental – Anos iniciais:
- Estudos de Meio;
- Projeto de Intervenção Social;
- Projeto Cultivando Leitores;
- Projeto Arte e Música.
- Ensino Fundamental – Anos finais:
- Estudos de Meio;
- Projeto Pesquisa;
- Ações de Intervenção Social.
- Ensino Médio:
- Aulas Práticas;
- Projeto Escolha Profissional;
- Oficina de Produção Textual e Atualidades;
- Projeto Solidariedade.
Assim, o Marista acredita que o espírito de equipe, a união e a amizade são valores fundamentais para uma educação transformadora. Para que isto aconteça, os princípios escolares vão além da sala de aula, com:
- um ambiente para celebrar a arte, o esporte e a cultura, por meio do Núcleo de Atividades Complementares (NAC);
- intercâmbio artístico e esportivo;
- Olimpíada Esportiva dos Colégios Maristas.
Agora que você já sabe como a qualidade de vida infantil é importante para as crianças, conte com os Colégios Maristas para proporcionar a melhor infância para os seus pequenos. Para conhecer mais sobre o colégio é só agendar uma visita pelo nosso site.
Os comentários estão desativados.