Práticas educativas

Sites com jogos educativos para crianças aprenderem se divertindo

Pinterest LinkedIn Tumblr

Além de estimular habilidades cognitivas e sociais, os jogos educativos podem ser usados para reforçar temáticas aprendidas em sala de aula e personalizar o ensino de acordo com a necessidade e a forma de aprender de cada criança. Uma forma acessível de contato com esses jogos são os sites especializados em aprendizado lúdico.

Para aprender os benefícios de usar jogos educativos para auxiliar o ensino, promover a curiosidade e o raciocínio lógico, e como escolher os melhores sites para disponibilizar às crianças, continue lendo!

O que são jogos educativos

Os jogos educativos são atividades com dupla função: além de entreterem, também buscam desenvolver conhecimentos e habilidades específicas sobre algum tema. Eles são pensados para abordar assuntos importantes de forma criativa e lúdica, incentivando o máximo engajamento das crianças.

Uma estratégia bastante eficiente para fixar conteúdo e potencializar o aprendizado, os jogos e brincadeiras voltados para a educação tendem a ser bem aceitos pelos pequenos, já que transformam o ensino em algo divertido.

Hoje em dia, eles podem ser apresentados de forma física ou online, trazendo diversos temas trabalhados em sala de aula para fora dela e até mesmo para dentro de casa.

Importância dos jogos educativos para aprendizagem

Existem diversos benefícios do uso dessa ferramenta de ensino, se trabalhada da forma correta. Alguns deles são:

Desenvolvimento de habilidades

É possível estimular a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisões com jogos educativos.

Aprendizagem ativa

Quando se propõe à criança que o aprendizado daquele tema depende da sua participação, ela se sente em posição ativa e dá mais importância para a conclusão da atividade.

Motivação e interesse

Uma estratégia mais dinâmica, como os jogos educativos, mantém as crianças mais motivadas e interessadas na temática que estão aprendendo.

Coletividade

Alguns jogos educativos são projetados para serem jogados em grupo, o que promove o trabalho em equipe, a comunicação e a colaboração.

Capacidades cognitivas

Dependendo do nível de exigência do desafio proposto, os jogos podem melhorar a memória e a concentração das crianças.

Como os pais podem avaliar se os jogos educativos são realmente bons?

Apesar de o número de sites que disponibilizam esse tipo de jogos ser enorme, é preciso cuidado na hora de dar acesso a eles para os pequenos. Isso acontece porque, para ser considerado um verdadeiro aliado da educação, o jogo precisa ter um objetivo muito além de ganhar pontos e passar de fase.

pai mostrando sites de jogos educativos para crianças num tablet
Happy family. Father and multiethnic children playing on tablet pc at home. Technology, people concept

Verifique alguns desses critérios importantes para avaliar se o jogo que você deseja disponibilizar aos seus filhos realmente vai ajudá-lo na sua jornada de aprendizagem:

  • Tem um objetivo educacional claro? É possível identificar quais habilidades aquele jogo pretende desenvolver? Verifique se ele estimula a memória, o raciocínio, a alfabetização, a prática de cálculos ou algum outro tema pertinente que vá além de oferecer um prêmio ou outro tipo de recompensas.
  • É apropriado para aquela faixa etária? É sempre interessante ver se existe uma indicação de idade para a realização dos desafios daquele jogo, para equilibrar a motivação da criança sem promover frustrações. Muitas vezes, é possível ajustar a dificuldade para atingir faixas etárias diferentes no mesmo jogo.
  • Você tem controle sobre a segurança do jogo? Jogos confiáveis têm ferramentas de controle parental, com as quais você, como pai ou responsável, consegue proteger seus filhos de conteúdos inapropriados, anúncios e até mesmo exageros no tempo despendido na brincadeira.
  • Existe uma metodologia interativa? A proposta de um jogo educativo é diferente daquela oferecida por um programa de TV ou um vídeo. O jogo precisa desenvolver o engajamento da criança, por exemplo, com quebra-cabeças, exploração de cenários e perguntas e respostas.

7 sites com jogos educativos para crianças

Para ajudar, separamos alguns sites que oferecem esse tipo de jogo:

Escola Games

Plataforma brasileira com diversos jogos e recursos educacionais para crianças de várias faixas etárias explorarem temáticas de arte, matemática, ciências, língua portuguesa, geografia, ensino religioso, educação física e história. O Escola Games é gratuito, e os temas abordados nos diferentes desafios disponíveis no site são alinhados às diretrizes curriculares brasileiras (BNCC).

Ludo Educativo

O objetivo do Ludo Educativo é conseguir que a criança aprenda sem notar que está praticando matérias curriculares. Ele divide os seus jogos entre Ludo Educa, que aborda temáticas de saúde, cultura, lógica e meio ambiente, e Ludo Escola, que trata de química, biologia, geografia, física, história e matemática, sempre trazendo exemplos práticos da vida.

Matific

Um grande portal de jogos educativos de matemática, o Matific segue uma rigorosa linha pedagógica criada por especialistas na sua “zona de treinamento”. Os jogos são pensados para serem divertidos, estimulantes e personalizados, promovendo o desenvolvimento de pensamento crítico, contextualização, entre outras habilidades importantes do ensino infantil ao 9º ano.

Racha Cuca

O Racha Cuca oferece milhares de trivias, charadas, quebra-cabeças, desafios de lógica, entre outros jogos de soluções criativas e inteligentes. Tanto para crianças, quanto para jovens em idade de vestibular, existem recursos educacionais riquíssimos no portal, que busca desenvolver habilidades cognitivas de forma lúdica, com jeito de passatempo.

EduEdu

O portal EduEdu foi criado em parceria com o Instituto ABCD, pensando em criar uma linha de desenvolvimento educacional voltada para crianças com dificuldades na leitura e escrita. Ele pensa na alfabetização de maneira divertida e personalizada, identificando onde a criança precisa melhorar e adaptando a sua jornada de acordo, inclusive no acompanhamento emocional.

GraphoGame

O GraphoGame é um aplicativo internacional de alfabetização que chegou ao Brasil em 2020 com a chancela do MEC para desenvolver a leitura, a fala e a escrita de crianças a partir de 3 anos. Criado com base em pesquisa científica, ele apoia a Política Nacional de Alfabetização e traz jogos divertidos que trabalham a consciência fonológica e o conhecimento alfabético, entre outros.

Minecraft Education

O Marista Brasil, em sua busca pela excelência na educação tecnológica, tem uma parceria incrível com a Microsoft – e isso inclui acesso ao portal educacional Minecraft Education, que usa a interface de um dos jogos mais famosos do mundo para ensinar inteligência digital, trabalho em equipe, liderança, entre outras habilidades. Todo estudante marista tem direito a uma licença para uso em sala de aula ou em casa!

Como conciliar jogos educativos e tempo de tela adequado?

Um último, mas não menos importante ponto de atenção é aprender a conciliar a determinação de tempo de tela com o desenvolvimento por meio de jogos educativos.

criança mais velha aprendendo a usar sites de jogos educativos
Cheerful adorable preteen black girl with bushy hair sitting on couch with teddy bear, using laptop and wireless headset, playing computer games at home, looking at copy space and smiling

Ainda que sejam uma ferramenta valiosa para tornar o aprendizado mais atraente para as crianças e realmente tragam resultados a curto e a longo prazo, é necessário que o acesso aos sites de jogos seja feito com moderação.

No Marista, acreditamos na orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre a exposição às telas, que, entre outras coisas, recomenda que o uso de celulares, tablets e computadores não ultrapasse de uma a três horas diárias, dependendo da idade da criança ou adolescente.

Leia a proposta completa da SBP aqui!

Crianças que gostam de aprender se tornam adultos mais responsáveis

Todo este artigo comprova a linha pedagógica do Marista Brasil, que forma seus estudantes integralmente, aliando currículo e vida para desenvolver todo tipo de habilidade que os ajudará a serem adultos preparados para o mundo.

As dinâmicas propostas em sala e as atividades complementares servem como inspiração para que as crianças, jovens e adolescentes se tornem protagonistas de suas próprias histórias, criando uma sociedade mais empática e inclusiva.

Os comentários estão desativados.