Comportamento

Educação e evangelização: lições para a vida cotidiana e formação do estudante

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para entender as relações entre educação e evangelização, precisamos resgatar um aspecto importante da própria educação: trata-se de um processo contínuo, um caminho único que cada estudante percorre em seu tempo. Ninguém nasce completo – é no dia a dia, com dedicação e acompanhamento das famílias e escola, que a formação se constrói. Esse processo envolve um conjunto de motivações, experiências, desafios e descobertas que possibilitam aos estudantes desenvolver-se plenamente.

Na educação Marista, o processo de formação dos estudantes é guiado por princípios éticos e cristãos, como o respeito e o amor ao próximo, a valorização da vida, a solidariedade, o cuidado com a natureza, a paz e a igualdade. Esses fundamentos buscam uma formação plena, que une excelência acadêmica com desenvolvimento humano e espiritual.

Sendo assim, a evangelização é um elemento fundamental para a construção do que chamamos de educação integral. Com ela, os benefícios para a formação dos estudantes são diversos. Confira a seguir alguns exemplos. 

Vivências e aprofundamento da fé

A educação evangelizadora, atrelada à ação pastoral dentro dos colégios, não busca impor uma só fé ou doutrina, mas acolher e desenvolver a dimensão espiritual inerente ao ser humano. Na educação evangelizadora proporcionada pelos Colégios Maristas, o objetivo não é converter, mas sim oferecer a todos os estudantes – sejam eles de outras religiões ou católicos – oportunidades para vivenciar sua fé de maneira autêntica. Para os que seguem outras crenças, criamos espaços de respeito e diálogo. Já para os estudantes católicos, proporcionamos caminhos para o aprofundamento da fé em um processo de evangelização contínuo.

Desenvolvimento da humanidade e da espiritualidade 

Assim como nos ensinou São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, a educação não pode se focar somente na transmissão de cultura, mas também nos demais aspectos da vida. Por isso, a educação evangelizadora auxilia os estudantes a crescerem como pessoas e a desenvolverem a própria humanidade, encorajando-os e dando suporte para que possam superar os desafios da vida. 

As ações evangelizadoras focadas no desenvolvimento da espiritualidade buscam valorizar as singularidades de cada um. O objetivo é promover situações que despertem a sensibilidade para a vida e o conhecimento, fortalecendo os laços do estudante consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Formação voltada à solidariedade 

Outro aspecto importantíssimo desenvolvido pela educação evangelizadora é a formação voltada à solidariedade, que contribui para a formação de cidadãos éticos e justos, preparados para exercer seu papel na transformação da sociedade. Para que isso ocorra, o processo de aprendizagem deve proporcionar um clima de atenção e respeito mútuo, em que os estudantes tenham contato com realidades diferentes, praticando a empatia e o amor ao próximo. 

Lições da evangelização para a vida cotidiana e formação do estudante

Em resumo, por meio da educação evangelizadora, os estudantes desenvolvem habilidades e competências que os guiam em suas relações com as pessoas e com o mundo, e os ajudam a superar desafios, tanto no presente, em seu dia a dia, quanto no futuro, ao longo de sua trajetória acadêmica. Entre tantas lições, o estudante aprende a:

  • Ser grato –  exercitar a gratidão diariamente, reconhecendo e valorizando as bênçãos cotidianas e as pequenas conquistas. 
  • Ser resiliente – adquire ferramentas emocionais e espirituais para superar dificuldades.
  • Ser ético, justo e solidário – desenvolve a capacidade de fazer escolhas justas, agir com integridade e colocar-se no lugar do outro.
  • Respeitar as diferenças – aprende que cada pessoa é única em sua cultura, história, personalidade e modo de ver o mundo.
  • Respeitar e cuidar da natureza – entende que o meio ambiente deve ser protegido e não explorado. 
  • Acolher e ajudar o outro – percebe que ajudar o próximo não é apenas um gesto pontual, mas uma atitude constante de empatia e amor.
  • Desenvolver um projeto de vida baseado em valores – compreende quais são suas aptidões e descobre o seu propósito. 

Educação evangelizadora de excelência

Nos Colégios Maristas, a aprendizagem e a evangelização são pautadas pelo compromisso com a vivência de um currículo impregnado de sentidos e significados, tendo em vista a formação integral do estudante. Cada estudante tem a oportunidade de vivenciar experiências transformadoras ao longo de sua trajetória acadêmica, aprendendo sobre a importância de harmonizar fé, cultura e vida. Para saber mais, entre em contato ou agende uma visita.

Leia também:

Projeto de vida: Como ajudar o estudante a descobrir seu propósito? 

Educação Marista: conheça o jeito Marista de educar para uma formação integral e humana

Os comentários estão desativados.