A educação vai muito além do que acontece na sala de aula; ela é um processo contínuo, construído diariamente por meio de diferentes vivências em casa, na escola e nas relações interpessoais. É dentro deste contexto que a corresponsabilidade na educação forma protagonistas.
Mas o que é a corresponsabilidade na educação?
A corresponsabilidade acontece quando a Família e escola (aliados, não rivais) juntas, assumem a missão e o compromisso de bem educar.
No entanto, não se trata apenas de acompanhar boletins ou agendar reuniões, mas de construir uma parceria ativa e constante onde todos os envolvidos reconhecem o seu papel na formação integral de crianças e jovens.
Essa prática dialoga com o Jeito Marista de ser e de educar, valorizando a educação como uma obra de amor, assim como nos ensina São Marcelino Champagnat.
E é justamente por meio desse cuidado mútuo que o protagonismo dos estudantes floresce, cultivado pelo acolhimento, cuidado e compaixão.
Por que essa união faz a diferença?
Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), a participação ativa dos pais na educação dos filhos pode aumentar o rendimento escolar em até 15%.
E, no Brasil, cerca de 50,2% dos estudantes têm pais que se interessam pelas atividades escolares, reforçando a importância de fortalecer essa presença no cotidiano escolar.
A escola e a família possuem papéis distintos, mas únicos e fundamentais. Ao caminharem lado a lado, proporcionam uma educação mais atenta, acolhedora e significativa, fortalecendo as bases sobre as quais os estudantes constroem sua identidade, seus valores e seus projetos de vida.
A corresponsabilidade enriquece a formação dos nossos estudantes porque:
- Fortalece o vínculo entre estudante, professores e responsáveis;
- Amplia o olhar sobre as necessidades individuais de cada criança;
- Permite intervenções mais eficazes diante de dificuldades acadêmicas, emocionais ou comportamentais;
- Promove uma educação mais humanizada e personalizada.
No Marista Brasil, a corresponsabilidade é um dos pilares que sustentam uma educação que forma não só estudantes, mas protagonistas comprometidos com a construção de um mundo mais justo, solidário e humano.
Os comentários estão desativados.