Além de ser uma forma de expressão própria, as figurinhas podem trazer benefícios para os jovens
Os pais, considerados cringes pelos adolescentes, estão muito acostumados a enviarem emojis para expressar emoções em mensagens. Até parece que todos fazem isso. Porém, no universo dos filhos a coisa não é bem assim. As figurinhas são consideradas bregas e o que eles gostam mesmo é dos memes.
Entre os adolescentes, os memes têm ajudado a fazer amizades e conexões, mudando a maneira como se comunicam. De acordo com pesquisas conduzidas pelo Pew Research Center, esta geração é a mais diversa que já existiu, o que explica por que tantos assuntos podem ser discutidos por meio de imagens e vídeos virais.
Por que os adolescentes gostam de memes?
Os memes são utilizados como uma marca de linguagem, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza. “Eles usam para fazer piadas entre eles, para se expressar evitando usar o texto. Também gostam muito de fazer figurinhas deles próprios”, explica.
Mesmo que os pais já sejam habituados à tecnologia, existem diferenças geracionais que modificam a forma com que nos comunicamos nas redes sociais. Para os adolescentes, o uso de memes como ferramenta educacional ou para esclarecer certas questões pode facilitar a comunicação entre eles e também com os adultos.
Como os pais podem lidar com isso?
Ao mesmo tempo que ajuda a aproximar os mais jovens, a nova linguagem parece causar uma brecha entre as gerações mais jovens e mais velhas. Neste caso, é importante que os pais não menosprezem o universo do filho, o que inclui o uso de memes. O principal é manter uma comunicação aberta e estar disposto a compreender o que o filho sente e pensa.
Veja como o uso de memes podem trazer benefícios para os adolescentes:
– Uma pesquisa do National Youth Foundation Centre, da Austrália, descobriu que memes sobre saúde mental podem ser úteis para quebrar estigmas sociais, quando usados corretamente;
– Muitos memes são engraçados e podem trazer um pouco de descontração e leveza para o cotidiano, além de aliviar o estresse;
– Todos são capazes de criar memes e os adolescentes podem investir na imaginação para gerar imagens divertidas e criativas;
– Para os adolescentes, os memes funcionam como uma forma de se conectar com os colegas por meio de um senso de humor compartilhado.
Os comentários estão desativados.