Aprender a compreender e falar sobre as emoções é importante para as crianças, confira 5 curtas-metragens que ajudam a falar sobre sentimentos
As crianças experimentam sentimentos complexos como os adultos. Elas ficam frustradas, empolgadas, nervosas, tristes, ciumentas, assustadas, preocupadas e envergonhadas. A diferença é que os pequenos ainda não têm maturidade para falar sobre o que estão sentindo, e acabam comunicando as emoções de outras formas.
Em muitos casos, as crianças podem expressar os sentimentos por meio de brigas, por exemplo. O papel dos pais é ajudá-las a compreender e administrar o que sentem de maneira positiva e construtiva. Alguns curtas-metragens que podem ser assistidos em plataformas de streaming, retratam situações e sentimentos que podem facilitar esse diálogo.
“Ao provocarmos para as crianças, de forma lúdica, a oportunidade para lerem, observarem e reconhecerem seus sentimentos, podemos apresentar os curtas-metragens. De uma maneira leve, alegre e detalhada, eles comunicam sobre a importância da validação do que sentimos em nosso cotidiano”, explica a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Ana Carolina Miklos.
Confira 5 curtas para ajudar as crianças a compreenderem seus sentimentos:
– Jinxy Jenkins, Lucky you
Premiado em diferentes festivais, o filme cheio de ternura mostra dois jovens que se encontram numa manhã de pouca sorte, ocasião em que acabam se metendo em uma divertida corrida dentro de um carrinho de sorvete. O curta é um exemplo de que o amor pode mudar tudo e que um abraço e um sorriso podem ajudar muito.
– A lua
Curta da Pixar conta a história de um garoto que vai trabalhar com seu pai e avô pela primeira vez. Em um velho bote, eles param e esperam no mar. Uma grande surpresa o aguarda quando descobre o peculiar trabalho de sua família. A animação mostra a importância de perceber os diferentes pontos de vista e de aproveitar cada momento juntos.
– Piper
Piper, uma pequena ave bebê que vive à beira-mar, sai pela primeira vez do ninho para ir atrás de comida e descobre um novo mundo. O curta mostra que errar, cair e levantar são processos naturais do desenvolvimento, e que é preciso ter uma base segura e afetuosa para enfrentar os desafios da vida de uma maneira tranquila e saudável.
– Alike
Curta mostra um pai que tenta ensinar o caminho correto ao filho. Porém, às vezes os papéis se invertem e é preciso lembrar que nem sempre a “voz da razão” está relacionada à idade. A narrativa debate a importância da escuta entre pais e filhos e como é importante nutrir a criatividade e a ludicidade não somente com as crianças, mas com os adultos também.
– Pular
Curta da Pixar mostra uma ovelhinha que passa por algumas dificuldades. A animação mostra que todos passamos por momentos difíceis, o que é normal. A diferença é que tudo pode ter um lado bom, e que mesmo períodos difíceis não duram para sempre. O curta pode trazer diálogos sobre resiliência, superação e equilíbrio.
Os comentários estão desativados.