Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, produções ajudam a entender um pouco mais sobre o transtorno
Quem não gosta de assistir filmes e séries com histórias inspiradoras? Além de ser um ótimo entretenimento, podem ajudar a compreender outras realidades. Existem diversas produções cinematográficas que contribuem para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, preparamos uma seleção para assistir em família.
Qual o objetivo do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo?
A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tem a intenção de informar, conscientizar e dar visibilidade ao TEA. Desde então, cartões-postais de vários países ao redor do planeta se iluminam de azul. A celebração acontece durante o mês todo, que ficou conhecido como “abril azul”.
Um dos principais objetivos é a conscientização de que pessoas com autismo não são doentes, mas que possuem algumas características próprias que trazem muitos desafios, e também recompensas.
“A principal barreira que a pessoa autista e a pessoa com deficiência enfrentam é a barreira atitudinal. É primordial uma transformação na sociedade para que elas sejam acolhidas e respeitadas em sua potencialidade”, ressalta a advogada Elyse Matos, que criou junto com o marido, o engenheiro Emiliano Matos, o ICO Project.
Filmes que tratam sobre autismo são uma maneira lúdica de ensinar sobre o transtorno para crianças e adolescentes. Confira uma seleção de 6 séries e filmes sobre autismo para assistir em família:
- Atypical
Na série de Robia Rashid, Sam (Keir Gilchrist) é um jovem autista que está em busca de autonomia. Quando o adolescente resolve arrumar uma namorada, sua busca por independência coloca a família toda em uma aventura de autodescoberta.
- The Good Doctor
Shaun Murphy (Freddie Highmore) é um jovem cirurgião diagnosticado com a síndrome de Savant. O jovem é um profissional exemplar que vive um cotidiano agitado na ala pediátrica de um conceituado hospital. Além dos desafios da profissão, ele precisa provar sua capacidade a seus colegas e superiores.
- The A Word
Produzida pela BBC, a série acompanha a mudança na rotina da família Hughes logo após o diagnóstico de autismo do caçula Joe (Max Vento). Ao mesmo tempo em que lidam com a descoberta e os novos cuidados que o garotinho demanda, eles precisam resolver seus próprios problemas e dramas.
- Temple Grandin
A protagonista. Temple Grandin é uma pesquisadora da área de zootecnia nos EUA. Em sua busca por entendimento da sua condição como autista, ela impacta a vida de muitas pessoas à sua volta, incluindo familiares, amigos e professores.
- Life, Animated
Esse documentário conta a história de Owen Suskind, rapaz de 23 anos que está se organizando para deixar a casa dos pais, depois de formado, e viver em seu próprio apartamento. Owen, que foi diagnosticado com autismo aos três anos de idade, é fã das animações da Disney. Os filmes do estúdio o ajudaram a sair de um estado introspectivo e a se comunicar com os pais.
- Mary e Max: uma amizade diferente
Embora seja uma animação, é um filme que vai agradar toda a família, já que levanta questões para além do autismo ou deficiência. Mary é uma menina que vive na Austrália com sua família. Já Max é um senhor que mora sozinho em Nova Iorque. Completamente ao acaso, Mary envia uma carta para Max e a partir dessa troca de correspondências nasce uma amizade.
Os comentários estão desativados.