Além da diversão e descanso, viajar durante as férias escolares traz vários benefícios para crianças e adolescentes, como, por exemplo, a possibilidade de conhecer novas culturas, costumes e modos de vida. Isso pode enriquecer sua compreensão do mundo, uma vez que promove o desenvolvimento de aspectos emocionais e sociais.
Conhecer novos lugares permite experimentar, por exemplo, diferentes tradições, gastronomia, valores e modos de vida. Se a viagem for para outro país, ainda há a possibilidade de praticar outro idioma, ressalta a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Maringá, Andriele Vallim.
“A imersão linguística em situações do dia a dia,pode acelerar significativamente o processo de aprendizado. A prática constante em um ambiente onde o idioma é falado naturalmente ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, compreensão auditiva e confiança na utilização da língua estrangeira”, ressalta.
Existem diversos outros benefícios de viajar durante as férias escolares em família, como:
Desenvolve aspectos emocionais e sociais
Passar um tempo junto e vivenciar a experiência de uma viagem ajuda a criar memórias significativas para a família. Ainda há o fato de que conhecer novos lugares e culturas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais.
Proporciona vivências ao ar livre
Viajar também é uma ótima oportunidade de oferecer brincadeiras e atividades ao ar livre, que aumentam as taxas de vitamina D, auxiliando na prevenção de doenças respiratórias, por exemplo. Passar mais tempo em ambientes naturais ainda favorece o desenvolvimento cognitivo.
Fortalece vínculos familiares
Durante a rotina atarefada do dia a dia, pode ser difícil parar para se conectar verdadeiramente com os filhos. Uma viagem em família estimula a convivência, cria ótimas memórias e fortalece os vínculos familiares.
Oportunidade de conhecer novos lugares
Ter a experiência de explorar novos lugares e culturas complementa o que as crianças e adolescentes estudam na escola. Assim, eles têm a possibilidade de visitar museus, ir a lugares que só ouviram falar em livros e filmes, além de estar em locais em que personagens históricos e fictícios viveram.
Comments are closed.