Na infância, é comum ouvir uma criança dizer, com toda a espontaneidade, quais são seus planos para o futuro: “Quando crescer, quero ser astronauta!”. O sonho, a imaginação, pensar no futuro, são fontes de criatividade, algo lúdico, leve e gostoso. Mas por que isso tão frequentemente se perde no decorrer dos anos, para onde vai aquela nossa criança interior?
É raro ouvirmos pessoas falarem sobre seu trabalho com brilho nos olhos. É comum vermos memes sobre “sextou” e não sobre “segundou”. Não deveria ser assim. Essa percepção vem de um conceito da própria origem da palavra trabalho, inspirado no tripalium, um instrumento de punição da era romana, símbolo de maus tratos e castigo.
Além disso, nas últimas décadas, o ideal que antigamente era o de construir uma vida com sentido vem dando cada vez mais espaço para um desejo
Ao longo do tempo, o próprio ser humano foi dando ao trabalho outro sentido: o da realização. Muitas pessoas se sentem obrigadas a realizar um trabalho que veem como sem graça, sem valor e sem propósito. Por outro lado, há sim pessoas que encontram realização e bem-estar em desempenhar seu trabalho e encaram sua atividade profissional como algo que contribui de alguma maneira para o mundo.
Para que possam construir uma vida com sentido e significado, os filhos precisam ter espaço para debater, pesquisar, dialogar e até para discordar sobre seus planos de futuro. Isso significa ouvir mais, pesquisar mais, se abrir mais a realidades e verdades que podem ser diferentes das suas.
É preciso conversar e investigar sobre as tendências para a vida no futuro, inspirando nas crianças e especialmente nos adolescentes um gosto por contribuir, fazer a diferença, agregar valor ao mundo por meio do trabalho, afinal, hoje se sabe que é a felicidade que gera o sucesso, e não o contrário.
Como se motivar nos estudos e na pesquisa sobre o futuro profissional quando se escuta cotidianamente sobre os males da sociedade e do mundo nas redes sociais e nos noticiários? É aqui que os familiares podem fazer uma grande diferença. Primeiramente lembrando que o futuro não existe, pois ele é colocado e construído em cada passo nosso. O trabalho é uma das maneiras de realizarmos o divino nesta limitada e maravilhosa jornada que é nossa vida, uma obra em constante construção.
Em segundo lugar, procurar oportunidades simples do dia a dia para mostrar que todo e qualquer trabalho feito com propósito é um ato de espiritualidade, desde uma comida bem-feita, um carro bem consertado, um dente bem tratado, um texto bem escrito. Todo e qualquer trabalho é digno de valor.
Que tal seus filhos crescerem em um ambiente em que o trabalho seja visto como uma maneira de contribuir com a prosperidade, a beleza e a riqueza espiritual do mundo? Coloque isso no seu projeto de vida, você mesmo poderá se beneficiar.
Em pleno momento de volta às aulas podemos nos ver como um piloto em um voo que vai direcionar nossas vidas. Para onde vai nosso projeto de vida, de que forma e levando qual bagagem no coração de seus familiares? Tudo isso é um projeto de vida familiar.
Carinho, amor e presença dos familiares sempre foram ingredientes fundamentais para um ambiente saudável dentro de casa. Como consequência, os filhos se sentem confiantes para encontrar forças para alçar um voo sólido em direção a uma vida com sentido e felicidade.
Comments are closed.