Mesmo em época de distanciamento social é possível se divertir em família
Uma das festas mais esperadas pelas crianças é a Festa de São João, e não é para menos. Além das comidas típicas, da decoração e das vestimentas tradicionais, há uma diversidade de brincadeiras simples, mas muito divertidas. Mesmo em época de distanciamento social, é possível ressignificar e participar de uma maneira ativa e curiosa da organização, planejamento e uso dos materiais para preparar brincadeiras em casa.
O evento tradicional, religioso e cultural, é celebrado por todo o país no mês de junho em homenagem a três Santos: Antônio, João e Pedro. Para as crianças, é uma forma de conhecer costumes e contextos de diferentes regiões do país.
“Além de toda a movimentação, entusiasmo e dinamismo envolvidos nessa comemoração, podemos trabalhar diversos valores morais com as crianças, enfatizando respeito, tolerância, amizade, colaboração, união, apoio, empatia e solidariedade”, lembra a orientadora pedagógica do Colégio Marista Arquidiocesano, Fernanda Moretti Ferrari.
Com o apoio da família, as crianças podem pesquisar, adaptar, ver fotos e representar os símbolos que envolvem essa manifestação cultural criando brincadeiras. Para isso, é possível aproveitar materiais que podem ser reutilizados como: papelão, tecidos, tinta, canetinha, jornal, revista, garrafa pet e embalagens diversas.
Comments are closed.