Comportamento

Como falar com as crianças sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul?   

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Falar sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, que aconteceu em maio de 2024, requer sensibilidade e consideração pelos sentimentos das crianças. Quando se trata de falar sobre algo tão sensível quanto um desastre natural ou outra situação difícil, é importante adaptar a conversa de forma adequada à sua idade e nível de compreensão. 

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP), Márcia Sayoko Nanaka, ao falar sobre o que está acontecendo no Rio Grande do Sul com as crianças, o principal ponto é oferecer informações verdadeiras, afinal elas estão atentas e acompanhando as  notícias – por meio de outros adultos, TV  ou outros meios de comunicação. 

“,Abordar o que está acontecendo é uma oportunidade de refletir e falar sobre as consequências das crises climáticas e de promover a solidariedade por meio de gestos concretos – seja por doações materiais, cartas ou desenhos que expressem a esperança, carinho e empatia com tudo que está acontecendo”, explica a coordenadora.  

A conversa deve trazer mensagens de esperança, segurança e ações positivas. Durante o papo, as crianças devem ser encorajadas a fazer perguntas, porém é imprescindível se preparar para respondê-las da forma mais sensível que puder. “Compreenda que elas reagem de maneiras diferentes à notícia. Esteja presente para apoiar e validar suas emoções”, ressalta.  

Confira algumas sugestões sobre como falar sobre a tragédia no Rio Grande do Sul com as crianças:  

  1. Use linguagem simples e direta: Escolha palavras e frases simples que sejam fáceis de entender para a idade das crianças. Evite termos complexos ou assustadores. 
  1. Comece com o básico: Explique o que aconteceu de maneira simples e objetiva. 
  1. Seja honesto, mas cuidadoso: Responda às perguntas das crianças com honestidade, mas ajuste o nível de detalhes de acordo com o que elas podem lidar emocionalmente. 
  1. Foque nos sentimentos: Ajude as crianças a identificar e expressar seus sentimentos em relação ao evento. Pergunte como elas se sentiriam se algo assim acontecesse perto delas. 
  1. Reforce a segurança: Garanta às crianças que elas estão seguras e que existem adultos e serviços de emergência que ajudam as pessoas em situações como essa. 
  1. Use recursos visuais (se apropriado): Dependendo da idade das crianças, usar fotos ou vídeos cuidadosamente selecionados pode ajudá-las a entender melhor a situação. 
  1. Destaque histórias de esperança: Compartilhe exemplos de como as pessoas estão se unindo para ajudar umas às outras durante a tragédia. Isso pode mostrar às crianças que, mesmo em momentos difíceis, há bondade e solidariedade.