Confira 5 estratégias eficazes para melhorar o comportamento do seu filho.
Brincar com a comida ou não responder quando alguém diz “oi” são hábitos que, com frequência, costumam irritar os pais. É claro que não é nada grave, afinal, eles não prejudicam ninguém, mas também não são atitudes consideradas agradáveis. Neste caso, como saber quando e como esses comportamentos devem ser corrigidos?
Já estão comprovados os efeitos nocivos de gritar e colocar a criança em uma posição constrangedora, a envergonhando na frente dos outros. Muitas vezes, colocar atenção exagerada faz o comportamento que os pais querem evitar, aumentar.
Como melhorar esses comportamentos?
Para diminuir comportamentos que são socialmente inadequados, em vez de se perguntar quando você deve corrigir o seu filho, a melhor pergunta é como tornar o comportamento da criança mais apropriado.
Ou seja, em vez de focar no comportamento que você não quer, é importante valorizar quando a criança age de forma positiva. Fazer elogios e demonstrar porque é melhor segurar os talheres de forma adequada, ou responder quando é cumprimentada gera consequências mais assertivas.
Há ampla evidência de que o reforço positivo – elogiar logo após um bom comportamento – é muito eficaz para aumentar a frequência com que essa atitude ocorre.
Qual é a melhor forma de agir?
Outro fato que ajuda as crianças a terem clareza é quando os pais delimitam regras e combinados. Por exemplo: colocar o uniforme para ir para a escola é uma regra. Deixar a criança assistir televisão antes de dormir é combinado.
“O melhor caminho é procurar estratégias para que os comportamentos não se tornem hábitos. Outra dica seria trocar a palavra castigo pela consequência. Pois, todo comportamento e atitude tem uma consequência, seja boa ou ruim”, ressalta a professora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Thamise Rodrigues.
Confira 5 estratégias eficazes para melhorar o comportamento do seu filho:
- Seja precavido:
Ensine habilidades ao seu filho que irão ensiná-lo a evitar comportamentos irritantes. Falar sobre empatia é uma maneira de ajudá-lo a compreender como o seu comportamento afeta as pessoas ao seu redor. Ensine maneiras saudáveis de lidar com sentimentos desagradáveis, como ansiedade, medo, solidão e rejeição;
- Elogie o bom comportamento:
As crianças costumam se comportar mal como forma de chamar a atenção. Em vez de repreender seu filho por interromper uma conversa, faça uma pausa quando estiver falando com um amigo e diga: “obrigado por brincar silenciosamente enquanto conversamos.” Elogiar o bom comportamento é encorajar seu filho a continuar agindo positivamente;
- Não dê atenção ao comportamento irritante:
Se o comportamento desagradável de seu filho é puramente para busca de atenção – como fazer barulhos altos brincando de bateria com as panelas – ignore-o. Assim, ele irá perceber que existe um jeito melhor de obter a sua atenção;
- Aponte o comportamento desagradável:
Se seu filho não reconhece o tipo de comportamento que é possível incomodar os outros, ensine sobre o que é desagradável. Você pode chamá-lo para uma conversa e explicar porque determinados comportamentos incomodam e mostrar como é adequado de fazer no lugar;
- Ofereça um Aviso:
Quando o seu filho estiver tendo um comportamento raivoso, jogando um brinquedo no chão, por exemplo, é cabível avisar que, se ele continuar, precisará retirar o brinquedo para que não quebre. Se ele não parar, esteja preparado para seguir com uma consequência.
Comments are closed.