Infância

Doenças respiratórias de inverno: como proteger as crianças 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O inverno não costuma ser a estação preferida das crianças e, muitas vezes, nem dos pais. Com a chegada do frio, resfriados, dores de garganta, infecções no ouvido e gripe se tornam mais frequentes, por isso, é importante fortalecer a saúde neste período.  Assim, se evitam as doenças respiratórias de inverno.

Primeiramente, é preciso garantir um mecanismo de defesa mais forte para enfrentar a queda nas temperaturas, investindo em alimentação saudável, hidratação e atividades físicas.  

“Um sistema imunológico fortalecido é vital durante este período. Com isso, o organismo consegue se tornar menos vulnerável a doenças comuns no inverno, como resfriado, influenza ou gripe, dor de garganta, bronquite e alergias”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Pio XII (PR), Cibele Guaringue. 

Algumas rotinas simples podem ajudar a manter as crianças saudáveis com a chegada do inverno. Confira: 

1. Lavar as mãos 

Ensine a criança a lavar as mãos adequadamente ou usar álcool em gel antes de comer e ao voltar de um passeio. Adotar esse hábito na rotina ajuda a evitar diversos tipos de infecção. 

2. Comer alimentos nutritivos  

Comer de forma equilibrada e nutritiva é um componente chave para melhorar a saúde  

durante esta temporada. Inclua na rotina alimentos que aumentam a imunidade, como frutas e vegetais, e fale sobre a importância da nutrição na prevenção de doenças. 

3. Cuidar com a hidratação 

A hidratação é um fator importante para o bem-estar no inverno. À medida que a temperatura central do corpo aumenta devido à queda na temperatura, há chance de desidratação por falta de líquidos no organismo. 

4. Dormir bem 

O sono tem um grande impacto no funcionamento do nosso sistema imunológico. Mudanças durante o ciclo de sono-vigília não só afetam a atividade física e mental, mas também a função cardiovascular, a regulação da temperatura e os parâmetros imunológicos. Como resultado, a privação do sono pode tornar a criança mais vulnerável a doenças.  

5. Preferir locais arejados 

Como a maioria das infecções durante o inverno é transmitida pelo ar, evite frequentar locais fechados e com muita circulação de pessoas.  

6. Manter a atividade física 

Mesmo com o frio, o ideal é manter a prática de alguma atividade física, o que aumenta a imunidade. Por isso, incentive a brincadeira ao ar livre, que, além de contribuir para uma rotina saudável, aumenta o estoque de vitamina D. 

7. Se vestir adequadamente 

Vista seu filho com camadas de roupa, de acordo com a temperatura, mas sem exagero. Quando for para a escola, por exemplo, prefira roupas que ele possa tirar facilmente caso esquente durante o dia. Escolha materiais leves, macios e que permitam a transpiração, pois aumentam o conforto e a mobilidade da criança.