Comportamento

Trabalho voluntário: benefícios de contribuir com a sociedade 

Pinterest LinkedIn Tumblr

Ajudar o próximo e ser solidário são atitudes essenciais para contribuir com o bem comum de toda a sociedade. Praticar ações sociais por meio do trabalho voluntário beneficia ambos os lados: quem recebe e quem estende a mão, afinal são práticas que desenvolvem o senso de consciência social, empatia, trabalho em equipe, entre outros. 

“Ao longo da nossa jornada de vida, certamente, em algum momento dela, muitos de nós já sentimos a vontade de fazer algo para transformar o mundo e a realidade de outras pessoas através do voluntariado”, ressalta o Irmão Nathan da Costa, coordenador da Pastoral do Colégio Marista Cascavel. 

Benefícios do trabalho voluntário

Nesse sentido, agir em prol da ação transformadora da realidade pode ajudar a desenvolver diversas habilidades essenciais para a vida, que não apenas melhoram a capacidade de lidar com desafios emocionais e sociais, mas também contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Ações como essa fazem parte da Missão Solidária Marista, uma experiência de voluntariado para jovens do Ensino Médio, pautada na educação para a solidariedade a partir da vivência prática. Neste ano, cerca de 400 pessoas, entre estudantes do Ensino Médio, professores e colaboradores do Marista Brasil estiveram envolvidas em visitas comunitárias e ações de gesto concreto nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC) e Cascavel (PR).  

Além de trazer diversos benefícios para a sociedade, o voluntariado é uma atividade que pode desenvolver uma série de habilidades socioemocionais. Algumas das principais são: 

Empatia: o trabalho voluntário estimula a vivência com pessoas de diferentes realidades. Isso incentiva os participantes a entrar em contato com os sentimentos e emoções do outro,  aumentando a capacidade de ser empático. 

Responsabilidade: atuar em uma ação voluntária exige comprometimento, pois outras pessoas dependem da sua contribuição, o que ensina muito sobre responsabilidade. 

Trabalho em equipe: muitas atividades voluntárias são realizadas em grupo, o que desenvolve habilidades de cooperação, comunicação e resolução de conflitos. 

Autoconfiança: ao perceber o impacto positivo de suas ações, o jovem pode ganhar mais confiança em suas habilidades e no valor que pode agregar ao mundo. 

Humildade: o contato com realidades diferentes é capaz de proporcionar outras perspectivas sobre a própria vida e os desafios enfrentados por outras pessoas. . 

Os comentários estão desativados.