Adolescência

10 filmes para estudar literatura brasileira

Pinterest LinkedIn Tumblr

Estudar literatura brasileira pode ir além dos livros, uma vez que muitas histórias famosas já foram adaptadas para as telas do cinema. Sendo assim, os filmes também podem ser um complemento para os estudantes se envolverem ainda mais com os personagens e narrativas.

A lista de filmes que podem ser aliados nos estudos inclui longas–metragens premiados, diretores renomados e grandes sucessos de bilheteria. Além disso, são retratadas diversas escolas literárias, que podem ajudar a compreender os diversos aspectos da literatura brasileira. O conhecimento, no entanto, não se limita à leitura de obras literária.

“Nesse sentido, assistir a obras e séries pode ser uma forma não só de conhecer o enredo, como também instigar o interesse pela leitura. Dessa forma, diante desse universo literário e de recursos audiovisuais, há o aprendizado da cultura, da sociedade e seus costumes. Afinal , as artes espelham períodos históricos de um passado recente no Brasil”, reforça a professora de Redação do Colégio Marista Santa Maria, Denise Vieira da Maia.

Confira 10 filmes para estudar literatura brasileira:

1. Macunaíma (1969)

Escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, o filme é baseado na obra homônima de Mário de Andrade. A principal característica de Macunaíma é a preguiça e a traquinagem, o que o faz viver várias aventuras na cidade, enfrentando vilões, milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

2. O Auto da Compadecida (2000)

Estrelado por Selton Mello e Matheus Nachtergaele, o longa tem direção de Guel Arraes e foi baseado na peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. No filme, João Grilo e Chicó andam pelas ruas anunciando “o filme mais arretado do mundo”. A sessão é um sucesso, mas eles continuam preparando planos para conseguir dinheiro.

3. A Hora da Estrela (1985)

Premiado internacionalmente, o filme dirigido por Suzana Amaral é inspirado no romance de Clarice Lispector. No filme, a protagonista Macabéa é uma mulher miserável que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.

4. Capitães de Areia (2011)

O filme é inspirado na obra de Jorge Amado, publicada em 1937. Com direção de Cecília Amado, tem como tema principal a vida de meninos de rua que viviam em um trapiche na cidade de Salvador.

5. Morte e Vida Severina (1977)

A obra é baseada nos poemas de João Cabral de Melo Neto, O Rio e Morte e Vida Severina. No filme, um nordestino resolve tentar mudar de vida e vai em direção ao litoral e ao sudeste do Brasil, esperançoso de que no caminho não encontre mais a fome, a miséria e a opressão com as quais foi forçado a se habituar.

6. Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001)

O longa é uma releitura do romance de Machado de Assis, de 1881. O filme conta a história de Brás Cubas, um homem que após ter morrido decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade.

7. Vidas Secas (1963)

O longa baseado no romance de Graciliano Ramos com direção de Nelson Pereira dos Santos conta a história de uma família miserável que tenta escapar da seca no sertão nordestino. 

8. Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1988)

No filme, o major Policarpo Quaresma é um sonhador, que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser. O longa é dirigido por Paulo Thiago e baseado na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto.

9. O Cortiço (1978) 

Inspirado na obra de Aluísio Azevedo e estrelado por Betty Faria, o longa dirigido por Francisco Ramalho Jr. retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro.

10. Iracema (1979) 

Baseado no romance homônimo de José de Alencar, o longa dirigido por Jorge Bodanzky conta a história de amor entre o soldado português Martin e a índia Iracema, filha do Pajé de uma grande trio nativa.

Os comentários estão desativados.