Iniciar o processo de alfabetização é um marco da vida, tanto para as crianças como para os pais. Aprender a ler e a escrever é a base para ir bem na escola, socializar e fortalecer a autonomia. Nessa fase, as brincadeiras para estimular a alfabetização podem ser ótimas oportunidades de ajudar o seu filho nesse aprendizado.
Isso acontece porque as atividades lúdicas são responsáveis por despertar o interesse das crianças a aprender letras e palavras.
A coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa (PR), Maria Cristina Starcke, ressalta que as brincadeiras e jogos são fundamentais no processo de alfabetização e letramento. Ao brincar, mesmo crianças pequenas de 2 e 3 anos, entram em contato com a linguagem escrita de forma natural e prazerosa. A simples ação de visualizar letras e números em um panfleto, por exemplo, contribui para o desenvolvimento da percepção visual e da curiosidade sobre o mundo letrado.
“Nesse contexto, as músicas, parlendas, brincadeiras faladas e cantadas cumprem um papel muito importante no desenvolvimento da ampliação do vocabulário e da oralidade das crianças”, afirma. Além disso, ações cotidianas vivenciadas em família, como escrever uma lista de compras, brincar de rima ou ler uma história antes de dormir, fazem uma grande diferença no processo de preparação para a alfabetização formal.
Confira 8 brincadeiras para estimular a alfabetização:
Faça relação entre letras e nomes:
Aprender o alfabeto é um processo que pode ser bem divertido, principalmente quando as crianças percebem, na prática, como as letras aparecem em diferentes palavras, por exemplo. Mostre ao seu filho as letras do seu nome e lembre de amigos ou familiares que têm a mesma inicial, isso ajuda a relacionar letras e aprender os seus diferentes usos.
Faça uma caça ao tesouro:
Transformar qualquer coisa em uma caça ao tesouro é sempre divertido para as crianças. Você pode escrever letras em pedaços de papel e esconder pela casa. Assim que forem encontrados, falem palavras que comecem com aquela letra.
Conte histórias de repetição:
Criar uma rotina de histórias é fundamental para desenvolver o gosto pela leitura e escrita. As histórias de repetição e que envolvem rimas favorecem a percepção auditiva e a associação entre fonema e grafema. Essa leitura pode ajudar muito no aprendizado, auxiliando a memorização e compreensão de textos.
Escreva na calçada:
Com giz de cera ou giz branco de quadro negro, faça pares de letras na calçada. Peça para que a criança encontre os pares iguais, desenhando uma linha entre eles. É uma ótima maneira de ensinar as letras.
Inclua a criança em situações cotidianas:
Fazer com que o filho participe da rotina familiar que envolve a escrita é um ótimo incentivo para que ele aprenda o alfabeto. Peça ajuda para a lista de mercado, façam recadinhos para colocar na geladeira e escrevam juntos os ingredientes necessários para uma receita.
Faça leitura apontada:
Ao ler uma história para o filho, mostre a palavra que está lendo. Sugira que a criança aponte e nomeie as letras que reconhece no texto. Isso permite que ela estabeleça uma relação entre o oral e o escrito.
Brinque com jogos de encaixe:
Existem diversas opções de jogos de encaixe que associam letras às figuras em lojas de brinquedos. Isso também pode ser feito em casa com blocos que o seu filho já tenha. Basta escrever pares de letras com canetinha em diferentes blocos e pedir para que ele encontre o par.
Ouçam músicas:
A música é sempre uma ótima maneira de ensinar as crianças. Isso porque o aprendizado acontece de forma lúdica e muito divertida. Diversas músicas infantis que fazem a associação entre letras, sons e palavras, tornam esse aprendizado naturalmente interessante.
Os comentários estão desativados.