Comportamento

Cinco curiosidades históricas sobre a Copa do Mundo

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Copa do Mundo acontece até o dia 18 de dezembro, no Catar. O evento é um dos maiores do planeta – reúne 32 seleções e é transmitido para o mundo todo. Além do futebol em si, a competição também concentra muitas curiosidades históricas interessantes.

Para o professor de História Carlos Gregório dos Santos Gianelli, do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, estudar a história das copas ajuda a compreender processos históricos correlatos.

“Esses elementos ajudam a entender como a sociedade daquele período enxergava a si mesmo e se projetava além de perceber diversos elementos culturais de cada copa, isso inclui a escolha das músicas, do mascote até o comportamento das torcidas”, reforça.

Já para o professor da mesma disciplina do Colégio Marista Criciúma, Luiz Fernando de Carlo, para que a competição chegasse a esse nível muitas coisas mudaram. “Por exemplo, na primeira edição realizada no Uruguai em 1930, já se pensava em um evento como esse, porém a Primeira Guerra Mundial acabou bloqueando a iniciativa”, ressalta.

Confira cinco curiosidades sobre a Copa do Mundo:

  1. O mundo sem Copa

As edições dos anos de 1942 e 1946 foram canceladas devido aos conflitos da Segunda Guerra Mundial. “Muitos jogadores que representavam heróis para as suas nações na disputa dos campeonatos a cada quatro anos viraram soldados e atuaram nos conflitos”, reforça o professor Luiz Fernando.

  1. De olho na telinha

A televisão, muito utilizada atualmente para acompanhar a Copa do Mundo, começou suas transmissões em 1954. Mas no Brasil só foi possível assistir aos jogos em 1970. Naquele ano o campeonato foi transmitido em preto e branco em quase todas as regiões brasileiras.

3) A união dos dois povos

Da ocupação à redenção, a Copa de 2002 no Japão e da Coréia do Sul trouxe o antigo invasor japonês de volta ao território ocupado da Coréia, unindo dois inimigos numa mesma festa.

4) A primeira Copa na África

A Copa de 2010, na África do Sul, marca o primeiro grande evento no continente africano, mostrando a alegria do povo africano.

5) Uma cidade construída para a Copa

Entre os acontecimentos que marcam o evento deste ano, está a construção de uma cidade inteira para a receber a final da Copa do Mundo. Lusail custou em média US$45 bilhões, e foi projetada para ser uma cidade com tecnologias de energia solar, refrigeração de algumas áreas e monitoramento de tráfego.

Comments are closed.