Adolescência

Como encarar o ingresso no Ensino Fundamental?

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Transição é bastante significativa para as crianças, que encaram novos desafios e mudanças de rotina

Quem convive com crianças sabe que elas são naturalmente curiosas, colaborativas e receptivas. Essas características inerentes à primeira infância são pontos positivos que podem ser aliadas na primeira das grandes transições escolares: a passagem do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental. Para as crianças é uma mudança significativa, que mexe com a rotina que havia até então, demandando inserção em uma nova realidade.

“É importante lembrar que há um elo de ligação. Falamos de uma educação que também é infantil, sendo fundamental o ser criança nesse segmento”, afirma Danielle Barriquello, coordenadora educacional da Rede Marista de Colégios. Danielle lembra que a partir do 1⁰ ano são inseridos novos elementos, mas existe a preocupação com a continuidade.

Para que a transição ocorra de forma harmônica, convém lembrar que é importante respeitar o desenvolvimento de cada individualidade, com suas múltiplas dimensões. “O aluno continua sendo criança no ingresso para o Ensino Fundamental. Preservar esse momento tão significativo da vida é fundamental”, ressalta a pedagoga e psicopedagoga Evelise Maria Labatut Portilho, professora do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Por isso, a escola desempenha um papel fundamental ao garantir tempo e espaço adequados para momentos de brincadeira e interação dentro da proposta pedagógica, com disciplinas que valorizem o movimento e a criatividade. “Eles ainda têm aquela adoração pela escola e pelo professor, que é modelo a ser seguido”, diz a professora. A pedagoga ressalta que é essencial que os pais estejam presentes na escola, acompanhando esse momento.

Nesse período de descobertas, a criança conhece novos professores e colegas e tem contato com novos elementos educativos. É nessa fase que ela começa a ter uma rotina de estudo mais sistematizada. Aos poucos, as atividades passam a incluir a lição de casa com mais frequência, assim como leituras e pesquisas diárias, um bom motivo para a família participar e se envolver nas atividades escolares.

Diante de tantas novidades, tanto os filhos quanto os pais passam por um período de adaptação. Mas não há motivos para preocupação, já que a continuidade é um ponto de atenção, de modo a facilitar a transição dos alunos. É no brincar que está a potência do aprender nas crianças, mesmo quando estão no Ensino Fundamental. O professor também cumpre o papel de intermediar a adaptação, garantindo, aos poucos, a autonomia da criança, respeitando o tempo e o ritmo de cada um.

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