Marista Lab

Confira os benefícios de as crianças ajudarem nas tarefas de casa

Pinterest LinkedIn Tumblr

Noções de responsabilidade e colaboração são desenvolvidos quando os filhos participam de atividades domésticas

Aprender a arrumar a cama, guardar os brinquedos e colocar o copo na pia depois de tomar água são tarefas simples, mas muito importantes para ensinar os filhos sobre responsabilidade. Além de auxiliar o desenvolvimento das crianças, participar das atividades domésticas ajuda a integrá-las à vida familiar como um todo.

Porém, para colocar essa ideia em prática, é preciso determinação por parte da família. Isso, porque a criança tem um tempo próprio e não vai realizar essas atividades com a mesma rapidez com que faria um adulto. Por isso: ensine, acompanhe e ofereça ajuda quando necessário. É essencial se desapegar da ideia de perfeição e dar autonomia para que o filho contribua da melhor forma que conseguir.

“Os benefícios são enormes. Quando ajudam em atividades da casa, as crianças passam a ter organização mental e do tempo, uma questão cognitiva e emocional essencial para o desenvolvimento. Ela precisa trazer isso à tona quando for arrumar os brinquedos na estante, ou dobrar as roupas para guardar no armário”, ressalta a psicopedagoga Isabel Parolin.

Compreender o que é trabalho e desenvolver cooperação são outras vantagens de proporcionar ao filho participação ativa nas tarefas domésticas, respeitando as características de cada idade. Isabel lembra que os pequenos começam a perceber que, se a casa está limpa e se tem almoço pronto, é porque alguém fez isso e passam a valorizar essas atividades.  As crianças têm uma vontade genuína de ajudar e, quando isso é permitido, a tendência é que elas se sintam próximas de casa, aprendendo a cuidar deste espaço.

“A criança vai entender que a casa também é dela, que precisa ser colaborativa”, conclui a psicopedagoga.

Para ajudar a saber quais atividades são mais adequadas para cada faixa etária, preparamos uma tabela de tarefas inspirada na pedagogia Montessori. Confira!

Os comentários estão desativados.