Infância

Crianças na cozinha: uma boa ideia ou não?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira os benefícios de os filhos ajudarem a preparar refeições e o que podem fazer em cada idade

Crianças adoram ajudar a cozinhar e se sentirem incluídas no processo de preparo de uma refeição. É claro que quando falamos em filhos pequenos ajudando na cozinha, é preciso ter paciência e encarar o momento como uma grande experiência. Afinal, as crianças têm um tempo próprio e devem aproveitar essa atividade como algo prazeroso, e não como uma obrigação.

“Esse é um momento único, em que a criança se sente como parte importante de um processo. Os pequenos adoram ajudar e se sentem valorizados com isso”, ressalta a docente de apoio do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, Sabrina de Oliveira Garcia

Além de incentivar hábitos alimentares saudáveis, incluir os filhos no preparo das refeições contribui para o desenvolvimento de autonomia, colaboração e independência na execução de tarefas. Cozinhar em família ainda promove a interação e a união, criando momentos que vão ficar na memória.

A professora enfatiza que cozinhar com uma criança é mostrar para ela um universo de possibilidades.

“É viajar num mundo imaginário onde aqueles alimentos oferecidos podem ser o que ela quiser. Um simples suco verde, por exemplo, pode ser muito melhor ao ser transformado no suco do Hulk”, conta.

É importante lembrar que alguns cuidados são necessários quando as crianças estão ajudando na cozinha. Manter os cabos das panelas que estão no fogão virados para dentro e dar preferência para o uso das bocas de trás são algumas medidas de segurança, assim como ter sempre um adulto supervisionando.

Confira como as crianças podem ajudar de acordo com a idade

A partir dos dois anos

A criança pode começar incluindo alguns ingredientes em um recipiente e ajudar a misturá-los. Os pais também podem nomear os alimentos que estão sendo usados para ensinar nomes de legumes e verduras.

Dos três aos seis anos

A partir dessa idade, as crianças já podem começar a amassar batatas, por exemplo, sovar massa de pão e ajudar a fazer biscoitos com forminhas variadas. Os pequenos também podem incluir frutas para fazer um suco ou vitamina no liquidificador, com a ajuda de um adulto.

A partir dos sete anos

Com a prática de cozinhar mais desenvolvida, as crianças já conseguem ajudar no preparo de bolos, quebrando ovos e misturando os outros ingredientes. Elas também podem ficar responsáveis por montar a salada do almoço.

Aos onze anos

Nesta fase, as crianças já conseguem preparar sozinhas refeições simples, como cozinhar macarrão, omelete e arroz. Elas têm mais habilidade para manusear utensílios e usar o fogão, mas é importante ter um adulto acompanhando.

Os comentários estão desativados.