Além de ser uma diversão, preparar os adereços para enfeitar a casa promove união familiar
Uma das partes mais gostosas da festa de São João é preparar a decoração, com as tradicionais bandeirinhas, enfeites coloridos para a mesa ou até mesmo apostando em ideias mais elaboradas como uma lanterna feita de papelão. Afinal, é possível aproveitar essa época mesmo em tempos de isolamento social, criando um clima junino e festivo dentro de casa.
Além da diversão, preparar a decoração pode ser um tempo de união da família, aproveitando o tempo com qualidade.
“Ter a oportunidade de elaborar, construir e desfrutar desses momentos fortalece o grupo familiar sob o ponto de vista afetivo, estreitando laços e ampliando o conhecimento uns dos outros”, ressalta a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, Rosana Aparecida Marin.
Junto com a oportunidade de promover uma partilha de saberes, experiências e criações, a data pode incentivar a curiosidade dos filhos a conhecerem um pouco mais sobre as tradições brasileiras.
“Por meio dessa festa, as crianças têm um maior contato com a diversidade que existe no país É uma forma de conhecer costumes e contextos de diferentes regiões”, ressalta a orientadora pedagógica do Colégio Marista Arquidiocesano, Fernanda Moretti Ferrari.
Para decorar a casa não é preciso muito, basta reaproveitar materiais fáceis de encontrar como rolos de papel higiênico. Retalhos de tecido podem se transformar em enfeites para pendurar pela casa e revistas e jornais recortados facilmente se transformam em bandeirinhas, que não podem faltar em qualquer decoração junina.
Confira 5 dicas para enfeitar a casa para a festa de São João:
- Varal de bandeirinhas: com barbante e pequenos pedaços de papel dá pra fazer bandeirinhas, que podem ser fixados com palitos de churrasco sobre bolos e docinhos.
- Fogueira decorativa: rolos de papel higiênico podem se transformar na lenha de uma fogueira! Basta usar papel amarelo, vermelho e laranja para criar o “fogo” e colocar os rolinhos embaixo.
- Vime e palha: outro material muito usado nos “arraiás” é a palha ou vime. Ambos dão para a decoração um aspecto mais rústico, perfeito para esse tipo de festa. Chapéus podem servir para guardar docinhos e cestos de vime podem acondicionar guardanapos.
- Balão: que tal fazer balõezinhos de papel para decorar a casa? É preciso somente de papel colorido, rolinhos de papel higiênico e criatividade.
- Fitas coloridas: para dar uma alegria na decoração, nada melhor do que abusar das cores. Para fazer esse enfeite, é preciso de algum círculo, que pode ser um bambolê ou um bastidor como base para amarrar as fitinhas. Depois, é só pendurar no teto.
Luminária na lata: alguns grampos de roupa e latas de atum podem viram charmosas luminárias. É só prender os grampos ao redor da lata e inserir uma vela pequena dentro e está pronto.
Os comentários estão desativados.